quinta-feira, 20 de março de 2008

Para ler nas entrelinhas de uma reportagem

A briga é deles, mas a fofoca, o diz-que-diz e os políticos-mariposas (aqueles que vivem na escuridão mas têm uma irresistível atração pelos holofotes) acabam empurrando para o centro da polêmica quem não tem nada com isso.

A última da indústria da fofoca: "A demora do PSDB em definir se terá candidato próprio ou apoiará o prefeito Gilberto Kassab (DEM) pode deixar o partido sem aliados no primeiro turno da eleição à Prefeitura de São Paulo."

Até aí, tudo bem, no relato da repórter Silvia Amorim, do Estadão. O problema é que, segundo ela, o "aviso parte de
antigos parceiros dos tucanos - PPS e PTB - e do PMDB".
Aviso???

A repórter prossegue: "Todos estão de olho na vaga de vice em uma chapa tucana e já foram sondados pelo ex-governador Geraldo Alckmin, que briga no PSDB para sair candidato." Todos???

O toque de Midas às avessas, na matéria: "Como reação à indefinição tucana, PPS e PTB ensaiam lançar candidatos próprios. Seria uma ´proteção´ nessa briga, justifica um cacique do PPS, que tem cargos na prefeitura e no governo do Estado. Ambos os partidos já têm nomes na manga - a vereadora Soninha (PPS) e o deputado estadual Campos Machado (PTB) - e dizem que não vão esperar até maio, prazo cogitado pelo tucanato para resolver a confusão interna."

Ensaiam??? Proteção??? Cacique??? Nomes na manga???

Vamos lá, por partes, como diria o esquartejador:

1) "Todos estão de olho na vaga de vice...". Todos quem, cara-pálida? O PPS tem a vereadora Soninha Francine como candidata à Prefeitura. Mais do que isso: tem um projeto diferenciado para São Paulo. Por isso já declarou que não quer a vaga de vice nem de Alckmin, nem de Kassab, nem de ninguém.

2) Pelo exposto acima, o tal "aviso" do PPS, se é que existe, independe da definição ou não da candidatura de Alckmin pelo PSDB. Teremos candidatura própria, com ou sem Alckmin e Kassab na disputa. A indefinição é a marca dos tucanos, não do PPS. Nosso único aviso é: Soninha é candidata!

3) "Como reação à indefinição tucana, PPS e PTB ensaiam lançar candidatos próprios...". Ensaiam??? Se o termo se referir ao "ensaio" da pré-candidatura até a sua confirmação oficial na convenção de junho, obedecendo aos prazos da legislação eleitoral, OK. Se é uma referência a "balão de ensaio" para barganhar alguma coisa com outro partido, quem apostar nisso vai cair do cavalo. Ou dar com os burros n´água. Escolha o quadrúpede que mais se adequar.

4) Que "cacique do PPS" é esse que se esconde no anonimato para falar bobagem??? Soninha não é "proteção" em briga nenhuma. Muito menos um "nome na manga". Soninha é a cara nova do PPS, que precisa de menos caciques e mais índios. Soninha une, empolga e mobiliza o partido e, principalmente, o eleitorado de São Paulo, cansado de "mais do mesmo". Soninha é o fato novo. Soninha é a diferença.

5) Uma última pergunta aos futriqueiros de plantão: será que o tal cacique consultou o pajé, os índios e os deuses da floresta antes de fazer essa dança da chuva em nome do PPS que só rega a sua própria plantação? Com certeza, não!