quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Aquecimento global e consciência ambiental

Uma pesquisa encomendada pela emissora de TV britânica BBC ouviu 22 mil pessoas em 21 países sobre o aquecimento global e a consciência ambiental.

De acordo com o levantamento, realizado pela empresa GlobeScan junto com o Programa Internacional de Atitudes Políticas da Universidade de Maryland, apenas 50% dos brasileiros disseram que as pessoas "definitivamente" terão que mudar seus estilos de vida para combater as mudanças climáticas. Outros 38% disseram que as mudanças "provavelmente" terão de ocorrer.

Apesar de parecer incrível que só metade da população brasileira se preocupe com a questão ambiental, superamos a média global: no conjunto de 21 países, 41% dos entrevistados disseram que "definitivamente" terá de haver mudanças, e 37% que "provavelmente" deverão ocorrer mudanças.

Há ainda 65% dos brasileiros consultados que apóiam que o aumento dos impostos seja vinculado à geração de energia limpa - o segundo mais baixo índice entre os 21 países pesquisados, o que mostra a descrença em impostos "carimbados" no Brasil, como deveria ter sido a CPMF para a saúde.

Mesmo quando a idéia é que o volume total de impostos permaneça inalterado, os brasileiros não mostram propensão a pagar mais pela energia. A taxa de pessoas que apóiam a idéia continua em 65%, enquanto na maioria dos outros países esse índice é bem maior. Apenas no México e nos Estados Unidos a idéia teve menos apoio, com 64%.

Mesmo em tempos de projeções catastróficas para o planeta, com o grave alerta da ONU sobre as conseqüências do aquecimento global (um bilhão de pessoas sem água, fome, doenças, o desaparecimento de 30% de todas as espécies de vida animal e vegetal), parece que o tema demora a cair no "gosto popular".

Nós, do PPS, temos convicção do papel que cabe a cada cidadão, individual e coletivamente, para controlar o aquecimento global, permitindo ao menos que ele não seja tão devastador. Estamos tentando fazer a nossa parte. Veja aqui como participar. Acompanhe o relatório de atividades do PPS sobre o Meio Ambiente e conheça a proposta de neutralização do carbono.