quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Quem é Ustra, o "herói nacional" de Bolsonaro



Mais uma vez, como é recorrente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-Codi durante a ditadura militar, é um "herói nacional". Ustra foi o primeiro militar brasileiro a responder em processo judicial pelas torturas ocorridas na época da ditadura. Assista.

Durante entrevista nesta quinta-feira, 8 de agosto, Bolsonaro comentou com jornalistas que receberia a viúva do militar, Maria Joseíta Silva Brilhante Ustra, para um almoço no Palácio do Planalto. Ustra morreu em 2015, aos 83 anos, após comandar o órgão de repressão política do governo militar e ser reconhecido como torturador por inúmeras vítimas.

“Tem um coração enorme. Eu sou apaixonado por ela. Não tive muito contato, mas tive alguns contatos com o marido dela enquanto estava vivo. Um herói nacional que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer”, declarou Bolsonaro.

O almoço com a viúva de Ustra e a reiterada declaração de que ele é um "herói" acontece poucos dias depois de Bolsonaro contrariar documentos oficiais e afirmar que Fernando Augusto Santa Cruz, desaparecido durante o regime militar e pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, foi assassinado por militantes de esquerda. A Comissão Nacional da Verdade, porém, apurou que ele foi "preso e morto por agentes do Estado brasileiro". Mas Bolsonaro não aceita e debocha de todos nós.