quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Laudo afirma que tiros atingiram Câmara de SP

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (PT), divulgou em plenário nesta terça-feira, 10 de setembro, laudo pericial do Instituto de Criminalística que concluiu que vidros quebrados na fachada do prédio, no dia 20 de julho, foram alvo de pedras e disparo de arma de fogo.

Segundo a cópia do laudo encaminhada à presidência da Casa, “o rompimento da folha de vidro da fachada térrea indica correlação com impacto de objeto (disparo de arma de fogo), com orientação de fora para dentro”. Segundo o site da Câmara, "constata ainda que foram encontrados fragmentos de arma de fogo sobre o piso".

“O inquérito foi registrado no 8º Distrito, para onde encaminhamos imagens de nossas câmeras de segurança. Com base no ocorrido, encaminhamos à presidência sugestões para reforçar a segurança das pessoas que trabalham ou transitam pela Câmara, como a colocação de vidros blindados na fachada”, disse o oficial-adjunto da assessoria militar da Câmara, tenente Luiz Eduardo Picini.


A divulgação do laudo corrobora decisão da Mesa Diretora que, em caráter emergencial (com dispensa de licitação), encomendou a instalação de vidros blindados em toda a fachada da Câmara, no andar térreo, e da chamada "película anti-vandalismo" nos andares superiores.


No último sábado, 7 de setembro, a Câmara foi novamente alvo de protestos e depredação.

As salas das lideranças do PV, PSDB e PPS, todas no 1º andar do prédio, foram atingidas com pedras e tiveram janelas quebradas.

Na quinta-feira passada, dia 5, o vereador Ricardo Young (PPS) havia solicitado mais informações sobre decisões da Mesa Diretora, incluindo a colocação dos vidros blindados e a troca da empresa fornecedora do vale-refeição dos funcionários, posicionamento que gerou protestos exaltados de outros vereadores.


Segundo o site "Adote um Vereador", pelo twitter , o "presidente José Américo afirma que pedirá à Justiça indenização por acusações de favorecimentos em licitações feitas pelo Blog do PPS". Além disso, "o jornalista responsável pelo Blog do PPS responderá judicialmente pelas acusações contra a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo".


A Direção do PPS reitera os esclarecimentos já feitos pelo vereador Ricardo Young na sessão de 5 de setembro, assim como pelo próprio Blog do PPS: não houve nenhuma acusação, denúncia ou juízo de valor. Foram solicitadas apenas informações sobre decisões da Mesa Diretora que não haviam sido compartilhadas com todos os vereadores.


A afirmação de que "PPS coloca sob suspeita licitações milionárias da Câmara" aparece exclusivamente no relato do jornalista Diego Zanchetta, publicado em seu blog pessoal. Veja aqui qual foi o questionamento do vereador Ricardo Young.


Mesmo esclarecendo de imediato que não fez nenhuma acusação, mas apenas reuniu e postou informações de domínio público e/ou notícias já divulgadas na imprensa, o Blog do PPS republicou a nota de repúdio emitida pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal, respeitando o chamado "outro lado" da notícia: "O blog do PPS faz considerações levianas e infundadas a respeito de vários assuntos da Câmara Municipal de São Paulo, entre elas a licitação do vale-refeição dos funcionários. Fica claro o objetivo, único e exclusivo, de abrir uma mera disputa política, sem fundamentação técnica ou jurídica sobre os motivos de tais críticas", diz a nota da Câmara.

O Blog do PPS é um veículo aberto para a divulgação de informações e do posicionamento político-partidário de seus dirigentes e da sua militância. Não faz denúncias ou acusações. Além disso, como já manifestado pessoalmente, permanece à disposição da assessoria da Câmara, da Mesa Diretora e de todos os vereadores para qualquer contestação ou esclarecimento que julgarem necessários.