segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Feliz 2014: o Ano Novo começa nesta semana!

Os próximos dez dias serão decisivos para as eleições de 2014: enfim, saberemos se Marina Silva conseguirá a oficialização no TSE da sua Rede Sustentabilidade, se José Serra permanecerá no PSDB ou arriscará uma troca de legenda para disputar pela terceira vez a Presidência da República e como será o final da "dança dos famosos" - não aquela do Domingão do Faustão, mas a outra que se encerra com o prazo de troca partidária para os candidatos em 5 de outubro.

A novidade da semana foi a entrega dos cargos do PSB no governo, abrindo caminho definitivo para a candidatura presidencial de Eduardo Campos - o que já afirmávamos que se confirmaria (leia: O "pós-PT" em ritmo de frevo).

O programa dos tucanos na TV consolidou a disposição de Aécio Neves para reforçar o diálogo oposicionista, com seu novo bordão "Vamos Conversar". O PPS também foi à TV pedir a prisão dos mensaleiros, no meio do fogo cruzado do Supremo Tribunal Federal, que concedeu um polêmico segundo julgamento a parte dos condenados (incluindo o núcleo político do PT).

A presidente Dilma Roussef parece já ter colocado o governo em segundo plano, fazendo da sua reeleição a prioridade absoluta. Vide o acobertamento das denúncias do ministro do PDT, que ameaçou ligar o ventilador e espalhar sujeira para todo lado com "revelações impublicáveis" se for demitido. Ficou por isso mesmo.

Ou seja, 2014 está começando bem mais cedo. Dias piores virão.

Leia também:

André Singer:  O xadrez de Campos

Movem-se as peças no tabuleiro eleitoral...

Como ficam os nomes da oposição para 2014?

Querida presidente "tontinha" e o Brasil "lascado"...

Mais médicos, menos políticos