terça-feira, 6 de novembro de 2007

Lula, o modesto, não é Chavez. É Thatcher ou Khol?

Curiosa a definição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de uma manobra constitucional para lhe dar o direito de concorrer a mais uma reeleição: o 3º mandato seria "procurar sarna para se coçar", na opinião do presidente.

Ora, mas o que seriam mais quatro ou cinco anos para quem já passou as últimas três décadas "coçando", sustentado pela máquina petista?

Ironia à parte, o próprio Lula diz que o debate sobre proposta de mais uma reeleição é "falta de sensibilidade" e "insensatez pura". Porém, esquece que são os seus mais próximos aliados dentro do PT que se movimentam neste sentido.

Talvez quando lhe servirem o prato pronto da reeleição, ele dirá mais uma vez: "Eu não sabia de nada..."

Outra fala típica lulista: ele diz achar "engraçadas", quando se critica a reeleição sem limites, as comparações ao venezuelano Hugo Chávez e não aos primeiros-ministros da Europa que ficam no poder.

"É engraçado, porque eu já vi Margareth Thatcher [primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990] ser tantas vezes reeleita, já vi Helmut Khol [primeiro-ministro da Alemanha de 1982 a 1998] ficar tanto tempo, e eu nunca vi ninguém perguntar se vários mandatos sucessivos eram ruins", disse.

Entra em campo Lula, o modesto.