sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Resgatar a crença na política é o ideal de Soninha

Este é o título da matéria do jornal Folha de Vila Prudente desta sexta-feira, que destaca a pré-candidatura da vereadora Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo. Veja na íntegra:

A vereadora Sonia Francine, a Soninha, pré-candidata do Partido Popular Socialista (PPS) à Prefeitura, esteve no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente na tarde da última terça-feira, dia 12, ocasião em que visitou o grupo de terceira idade da entidade e concedeu entrevista exclusiva à Folha.

Ela falou de suas frustrações na ainda curta carreira na política, ressaltando, no entanto, que sonha em mudar certas situações, como, por exemplo, a velha troca de favores nos gabinetes em detrimento do bem social de determinado projeto ou proposta.

Aliás este é um dos fatores que a leva a concorrer ao cargo majoritário de São Paulo. "Acredito que posso dar um motivo às pessoas voltarem a acreditar na política e que podem ser bem representadas", afirma.

Eleita vereadora em 2004 pelo PT - atualmente enfrenta processo litigioso na Justiça para manter seu mandato, pois o antigo partido não engoliu a mudança para o PPS - Soninha revelou que foi justamente o desalento e a revolta que sentia diante dos constantes absurdos do meio político que alimentaram seu desejo de lançar-se vereadora quatro anos atrás.

"Me diziam que como jornalista e apresentadora de TV eu já tinha um certo poder. Mas, na verdade, na imprensa a gente pressiona, apela e nem sempre resolve. Então achei que poderia agir mais na política e encarei", comenta.

Na Câmara, afirma que começou a perceber porque muita coisa não funciona. "Imaginava que a principal dificuldade seria o choque de idéias, mas, isso não existe simplesmente porque não há debates, tudo se resolve na base dos acordos. Ainda ouço de muita gente: ‘coitadinha, ela não entendeu como funciona’. Para eles, a errada sou eu!", afirma sem perder o bom humor e a simpatia, que são suas marcas ao lado da camiseta, jeans e tênis.

Soninha afirma categoricamente que foi essa pressão para votar em favor dos interesses gerais do antigo partido que culminou com a troca.

"Já estava determinada a sair, quando surgiu a proposta do PPS, pregando justamente a liberdade, o diálogo e me atraiu", comenta.

Daí até a proposta para concorrer à Prefeitura foi tudo muito rápido e ela conta de forma bem humorada como transmitiu a notícia à filha mais nova, de dez anos (Soninha é mãe de três meninas): "Estávamos andando pela rua e avisei que seria candidata. Ela parou, olhou para mim, estendeu a mão e disse: ‘foi um prazer te conhecer’".

Apesar do duro embate que terá pela frente, afirma que está muito animada e ressalta que não faz diferença se for este ou aquele adversário.

"Não pretendemos jogar, vamos apresentar propostas", completa a pré-candidata que estava acompanhada do médico Fábio Kassab, que ao que tudo indica, será candidato a vereador pelo PPS. Ele é primo do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e filho do tradicional médico da Vila Prudente, Fuad Kassab.

A convenção partidária do PPS será em junho, ocasião em que possivelmente será efetivada a candidatura de Soninha. Ela garantiu que volta à região para fazer aquilo que tanto sentiu falta na Câmara: debater idéias e propostas.