quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

É fácil a vida de blogueiro, cartunista, humorista & cia?

Não é fácil a vida de blogueiro, jornalista, cartunista, crítico, humorista...

Tragicamente, há pessoas no mundo que não toleram o humor, a crítica e a oposição de ideias.

São frequentes essas reações covardes, que no limite resultam em casos extremos como o ataque terrorista ao jornal Charlie Hebdo, em Paris, mas que cotidianamente são praticados no Brasil e no mundo.

Ao menos 118 jornalistas foram mortos em 2014, no exercício da profissão. No Brasil, além de casos fatais emblemáticos como o assassinato de Tim Lopes ou do cinegrafista Santiago Andrade, há outras mortes recentes pelo interior do país e até mesmo no estado de São Paulo. Nenhum profissional, em qualquer lugar do mundo, está imune a essa selvageria.

Nem sempre o ódio e a intolerância acabam em mortes, mas são sempre condenáveis e inaceitáveis. Ameaças, censura, repressão, cooptação, perseguições e agressões são armas usuais de quem se sente ameaçado pela liberdade de expressão e por opiniões divergentes.

Já postamos aqui inúmeros casos de desrespeito aos direitos constitucionais de liberdade de expressão e pensamento. O próprio Blog do PPS sofre frequentemente retaliações por suas publicações e chegou a ser "repreendido" por criticar vereadores paulistanos.

Da "lista negra" dos críticos e opositores do PT - que resultou em música de Lobão como resposta inteligente - aos ataques constantes nas redes sociais, que vitimaram nesses dias até o colunista José Simão, famoso por seu humor ágil, atacado simplesmente por ter feito piada com o vestido usado por Dilma Roussef na posse, como se isso fosse um preconceito inaceitável contra a mulher e blablablá...

Vivemos uma época perigosa, onde a maior ameaça - disfarçada de ação governamental - é o tal "controle social da mídia", armadilha antidemocrática e antirrepublicana que a milícia PTbull promete implantar.

Relembre outros casos polêmicos envolvendo humoristas e jornalistas:

Prefeitura dá dinheiro público a entidade que ataca jornalistas


Censura e agressão: Ódio petista já não poupa nem humorista!

Mídia independente e progressista? Ô, PT, faz-me rir!

2014: RIP velho Jornalismo! Viva novo Shownarlismo!

Shownarlismo político: quem perde a eleição é o leitor

Shownarlismo petista: a vergonha nossa de cada dia!

Inovação petista: o "jornalismo de resultados"

Adeus, Lenin... Bem-vindos Lula, Dilma & cia.

Receita petista para a fabricação de um mártir

Racismo daltônico: o branco e o preto na ótica petista

PT no poder: da realidade absurda à paródia burlesca

Atirou a pedra e vai esconder a mão, vereadora?

Faltou William Bonner ficar de pé para ser "stand up"