segunda-feira, 21 de abril de 2014

Adeus, Lenin... Bem-vindos Lula, Dilma & cia.

O filme alemão "Adeus, Lenin", de 2002, conta a história de uma mulher que passa mal e entra em coma pouco antes da queda do Muro de Berlim, em 1989. Quando ela desperta, seu filho - preocupado com a saúde da mãe comunista - decide esconder dela os acontecimentos.

Traçando um paralelo com a realidade brasileira, imaginemos um eleitor petista - daqueles legítimos, sinceros e espontâneos, portanto já extintos - que estivesse desacordado desde a campanha eleitoral de Lula em 1989, época em que vestia a camiseta do partido, ostentava o broche da estrela e cantarolava "Lula lá" e "Sem medo de ser feliz"

O sujeito inconsciente não acompanhou a vitória e o posterior impeachment de Collor, a transição com Itamar Franco, o controle da inflação, o Plano Real, os dois mandatos de FHC. Mais que isso: não viu "a esperança vencer o medo", e Lula enfim ser eleito na sua quarta disputa presidencial.

Essa é a parte boa que o militante desacordado não vivenciou, quase um sonho realizado para toda uma geração. O paraíso na Terra.

Porém, o que o petista retornando do coma em 2014 custaria a acreditar é o que viria no "pós-Lula". A lista completa de ex-inimigos do PT que se tornaram aliados e partícipes do tal "governo de coalizão": Sarney, Collor, Maluf, banqueiros, empresários, evangélicos, ruralistas, fisiológicos de plantão. O mensalão. 

Como explicar ao petista - talhado na oposição - a transmutação daquele partido ideológico modelo numa mera legenda ordinária e pragmática? E os ataques do PT à imprensa, ao Ministério Público e à Justiça? As armações do partido contra as CPIs? As ações antidemocráticas e antirrepublicanas? As ameaças à liberdade de expressão e pensamento? O cerceamento da oposição?

O petista, acordando hoje, jamais acreditaria que seus líderes e ídolos José Dirceu e José Genoíno estão na cadeia - não por obra da ditadura, mas de um julgamento democrático em pleno Estado de Direito, sob o governo do próprio PT. 

Nunca levaria a sério que a presidente da República é uma ex-guerrilheira, oriunda do brizolismo e neófita no Partido dos Trabalhadores, preferida por Lula entre todos os demais fundadores e dirigentes históricos. 

Se o sujeito ainda resistir e sobreviver a tanta informação, conte a ele que as manifestações que vão às ruas hoje são quase todas contra o PT. Que os movimentos populares e os jovens estão órfãos e descrentes na política e nos políticos. Que as bandeiras vermelhas e gritos de guerra do povo nas ruas são de protestos anti-petistas.

Liste os nomes de Luiza Erundina, Hélio Bicudo, Plinio de Arruda Sampaio, Fernando Gabeira, Marina Silva, Cristóvam Buarque, Heloísa HelenaIvan Valente, Bete Mendes, Chico Alencar, Eduardo Jorge e até do cantor Lobão como dissidentes e os mais ferrenhos críticos, hoje em dia, do PT. 

Conte também que o neto de Tancredo Neves, o ex-governador e senador de Minas, Aécio Neves, e o neto de Miguel Arraes, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, são hoje os verdadeiros representantes da oposição e as melhores e mais viáveis alternativas democráticas ao governo autoritário e corrupto que se instalou no poder. 

Está feito o estrago. 

Assim morreria desiludido o último dos velhos petistas...

Leia também:

PT, a farsa: dos presos políticos aos políticos presos

Violência será a marca da campanha de 2014?