segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Eundina é rifada pelo PSB e se aproxima do PPS

Durante o Encontro Estadual de Pré-candidatos do PPS, realizado neste fim-de-semana, na Assembléia Legislativa, a deputada federal Luiza Erundina (PSB) não escondeu o descontentamento com a direção do seu partido, que negocia o possível apoio à candidatura de Marta Suplicy (PT) à Prefeitura de São Paulo em troca do Ministério do Turismo.

"Estão vendendo a minha candidatura, alguém quer comprar?", ironizou a deputada aos colegas do PPS. A ex-prefeita Luiza Erundina (na foto com o presidente do PPS, Roberto Freire, e a vereadora Soninha Francine) era cotada para se lançar novamente candidata. Ficou sabendo pelos jornais que o seu nome está sendo rifado.

O PSB faz parte do chamado "bloquinho", ao lado do PCdoB, do PDT e de partidos menores, como PMN e PHS. Todos esses partidos são apoiadores do governo Lula, têm pré-candidatos à eleição paulistana e nacionalmente já trabalham pela candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2010.

Ocorre que a propalada "independência" destes partidos vai só até a página 3. Sem contar que eles defendem a união em torno de uma única candidatura, desde que a chapa seja encabeçada pelo seu próprio partido. Além do PSB de Erundina, o PDT tem como pré-candidato o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. O PCdoB apresenta o nome do deputado e ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e o PHS filiou a ex-tucana Zulaiê Cobra Ribeiro com a promessa de lançá-la para a Prefeitura de São Paulo.

Se ninguém do "bloquinho" abrir mão da candidatura própria (e a tendência parece ser esta), vai ser difícil chegar a um consenso. Ou a aliança já parte rachada para o primeiro turno das eleições, ou começam a aparecer os métodos menos ortodoxos de convencimento político.

A pré-candidatura de Luiza Erundina está sendo rifada em troca de mais espaço para o PSB no governo (o apoio à Marta se daria automaticamente com a ocupação da cadeira deixada por ela no Turismo). A deputada e ex-prefeita de São Paulo não merece este tipo de tratamento. Por essas e outras, a proximidade de Erundina com o PPS, que já era grande, vai se consolidando. Veja mais aqui.