terça-feira, 23 de agosto de 2011

São Paulo precisa de um "Sinal Verde"

Um Sinal Verde pra São Paulo. Não poderia haver simbologia melhor para a cidade que não pode parar. Sinal verde para o cidadão que pede passagem, sinal verde para o trânsito, sinal verde para o desenvolvimento, sinal verde para o transporte alternativo, para a saúde, para a educação, para o esporte e o lazer. Sinal verde para a qualidade de vida. Sinal verde para a diversidade. Verde do meio ambiente e da sustentabilidade.

Sinal verde. Está aí o símbolo, a marca da campanha do PPS para as eleições de 2012. Sinal verde pra São Paulo. Sinal verde para o paulistano.

O PPS e todos os seus candidatos às eleições municipais de 2012 se comprometem publicamente a sensibilizar, mobilizar e oferecer um programa de governo para a promoção do desenvolvimento sustentável na cidade de São Paulo.

Este compromisso público tem como referência o "Programa Cidades Sustentáveis", iniciativa proposta pela Rede Nossa São Paulo, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pelo Instituto Ethos, com o objetivo de que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O Programa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida ao longo de 2010 para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana. Agora, com foco nas próximas eleições, o Programa inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil.

Encontros regionais

Sob o tema "Um Sinal Verde pra São Paulo" e em apoio ao "Programa Cidades Sustentáveis", o PPS paulistano fará quatro encontros regionais, nos dias 3 de setembro (região norte), 17 de setembro (oeste e centro expandido), 24 de setembro (sul) e 1º de outubro (leste).

Serão discutidos em cada encontro os assuntos pertinentes àquela região, sempre sob o olhar do desenvolvimento sustentável, com a participação da população local, de representantes da sociedade civil e de entidades organizadas.

Nestes encontros também serão eleitos os diretórios zonais do PPS e debatidos os grandes temas preparatórios para o Congresso Municipal (22 de outubro), para o Congresso Estadual (6 de novembro) e para o Congresso Nacional do PPS (9, 10 e 11 de dezembro, em São Bernardo do Campo).

Quem foi que disse?

Este "Sinal Verde pra São Paulo" é a continuidade natural da campanha apresentada pelo PPS em 2008, quando a então vereadora Soninha Francine foi candidata à Prefeitura questionando: Quem disse que político é tudo igual? Quem disse que não tem mais jeito? Quem disse que só tem um jeito de fazer política? Quem disse que meu voto não faz diferença? Mas por que, afinal, votar na Soninha para a Prefeitura de São Paulo?

Cada um tinha a sua própria resposta, mas no geral os motivos foram listados aqui. Reveja também aqui todos os programas apresentados pelo PPS naquela campanha.

Entre as propostas da Soninha e do PPS formuladas em 2008, algumas também foram encampadas pelo prefeito Gilberto Kassab, eleito naquele ano. Relembre aqui.

Aliás, os congressos zonais e o municipal do PPS também servirão para fazer um balanço de todo este trabalho acumulado, as propostas formuladas em 2008, o que foi efetivamente realizado, o que temos a propor para 2012, o problema cotidiano dos bairros, a atuação da Câmara Municipal e da nossa bancada, em especial, o diálogo com outros movimentos que discutem uma "nova política" etc.

Leia também:

Monitoramento do cenário eleitoral paulistano

Marina, o ícone da "nova política" e outros sinais...

Balanço das atividades do PPS paulistano (2008/2011)