domingo, 15 de janeiro de 2012

De novo a Folha define os "principais candidatos"...

Começa assim a matéria de Bernardo Mello Franco, da Folha de S. Paulo: "A operação da Polícia Militar na cracolândia abriu o primeiro embate público entre os principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo no ano da eleição municipal."

E são citados, pela ordem: Fernando Haddad, Gabriel Chalita, Celso Russomanno, Bruno Covas, Andrea Matarazzo (com direito a arte de 1/4 de página, todos com foto), e no texto ainda José Aníbal, Ricardo Trípoli e Guilherme Afif.

Ou seja, foram citados oito pré-candidatos. Seriam eles os "principais"? Na opinião de quem? Da Folha? Por que?

Onde foram parar Netinho de Paula e Soninha Francine, que, segundo o próprio Datafolha, ocupam respectivamente a segunda e a terceira colocação na preferência do eleitorado paulistano (atrás apenas de Russomanno)?

Outra vez a Folha omite indevidamente o nome de Soninha quando resolve subjetivamente tratar dos principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Pretendem o que? Insinuar que Soninha é "café-com-leite" na disputa? Que a candidatura do PPS não é pra ser levada a sério? Ou que ela pode estragar a polarização PT x PSDB que a Folha gosta tanto de incensar?

Não vamos nem entrar no mérito da política, mas respeitem ao menos o (e)leitor, que coloca a pré-candidata do PPS com cerca de 10% de votos, em todos os cenários apresentados tanto pelo Datafolha quanto pelo Ibope.

Será apenas coincidência essa omissão do nome de Soninha? Mas outra vez, envolvendo as mesmas pessoas?

Leia também:

Folha de S. Paulo x PPS: opinião, réplica e tréplica

Soninha lidera entre eleitorado com nível superior

Soninha se firma com 10% e é terceira força de SP


Nem PT, nem PSDB. Um "sinal verde" pra SP