
Mas o tempero especial - já que fizemos referência à culinária, aquele toque único, que só a nossa avó tinha na cozinha - é a participação dos cidadãos de bem na política, independente da preferência partidária ou do interesse em disputar eleições.
Mal comparando, o PPS de São Paulo vem tentando reunir esses ingredientes para consolidar o receituário proposto: uma opção mais light, saudável e sustentável para a cidade, em vez do velho prato feito, pesado e requentado.
Estamos dialogando com gente de bem, personalidades reconhecidas e bem sucedidas nas suas áreas de atuação, com ficha limpa e boas intenções, para apresentar à população um cardápio variado de soluções viáveis para os problemas da política e do país.
Não queremos cooptar ninguém para a hierarquia partidária ou necessariamente para as campanhas eleitorais. Queremos simplesmente arejar o ambiente político, trazer para o debate pessoas que tenham algo a acrescentar com as suas experiências pessoais e profissionais, com um olhar privilegiado sobre o cotidiano e a sociedade, e que não façam parte da engrenagem da velha política.
Pedimos licença para listar aqui uma série de personalidades com quem travamos esse contato inicial, nos últimos meses, e consideramos essenciais, por uma série de fatores, para o debate sobre a "nova política" - que não se limita aos partidos, às instituições nem aos canais tradicionais de representação.
Alguns estarão envolvidos diretamente na elaboração de um Plano de Governo para São Paulo, que tem na Plataforma das Cidades Sustentáveis a sua linha condutora. Com outros, vamos continuar dialogando, trocando idéias e opiniões, às vezes até divergentes, mas que de qualquer maneira nos dão subsídios para a prática de uma política diferenciada e a construção de um país melhor.
Palmirinha Onofre

Jovem aos 80 anos, Palmirinha tem uma história de vida irretocável e uma série de idéias para o atendimento social - principalmente à mulher, à criança e ao adolescente - que o PPS se compromete a colocar em prática. Iniciativas como escolas gastronômicas, hortas, padarias e cozinhas comunitárias estarão no Programa de Governo de Soninha Francine para São Paulo, sobretudo nos bairros da periferia, e terão Palmirinha como madrinha destes projetos.
Luisa Mell

Famosa pela iniciativa de tirar cães das ruas e levá-los para adoção, além de dar dicas aos telespectadores e ajudá-los a tratar os bichos da melhor forma possível, Luisa Mell teve papel primordial em leis que proíbem a participação de animais em circos e a realização de rodeios, touradas, brigas de galo, entre outras atividades que expõem os animais aos maus tratos.
Ida do Vôlei

Apaixonada pelo esporte, Ida tem a visão da atleta (alêm do vôlei, participou também de corridas de aventura, que reúne modalidades variadas como atletismo, canoagem e mountain bike) e da dirigente (foi secretária de Esportes de Cotia e atuou em diversos projetos na Secretaria de Esportes de São Paulo).
"Meu maior sonho é que o esporte seja respeitado", afirma Ida. "Esse é o nosso sonho, não só meu, mas de vários atletas, que a gente consiga mostrar o quanto o esporte é transformador e o quanto a gente pode melhorar a qualidade de vida das pessoas através dele."
Ciro Batelli

Formado em Direito, com participação fixa em programas de TV como Domingão do Faustão e Amaury Jr., é consultor internacional e um dos maiores especialistas em turismo e entretenimento. Leia mais.
Personalidades de diversos setores
Além dos nomes já mencionados, o PPS vem debatendo idéias para o desenvolvimento sustentável do país e da cidade de São Paulo em diversos setores da "nova política", da economia e da sociedade.


No Esporte, citamos nomes como Lars Grael, Zé Elias, Ronaldo Giovanelli, Gui Pádua e Jorge Kajuru - que em maior ou menor grau têm uma proximidade com o PPS, mas que, por exigência das suas atividades profissionais, nem todos mantêm filiação partidária.

Leia também:
Política? Argh! Cruz credo! Vá de retro! Xô políticos!
Pacto com os "marineiros" por cidades sustentáveis