sábado, 22 de outubro de 2011

Receita para a "nova política" está em nossas mãos

Se fossemos procurar uma receita para a "nova política", esse conceito genérico difícil de ser definido mas possível e necessário de ser praticado, diríamos que é preciso um mix de ingredientes básicos: ética, transparência, solidariedade, luta por igualdade e justiça social, respeito à diversidade, cidadania, espírito público, mãos limpas.

Mas o tempero especial - já que fizemos referência à culinária, aquele toque único, que só a nossa avó tinha na cozinha - é a participação dos cidadãos de bem na política, independente da preferência partidária ou do interesse em disputar eleições.

Mal comparando, o PPS de São Paulo vem tentando reunir esses ingredientes para consolidar o receituário proposto: uma opção mais light, saudável e sustentável para a cidade, em vez do velho prato feito, pesado e requentado.

Estamos dialogando com gente de bem, personalidades reconhecidas e bem sucedidas nas suas áreas de atuação, com ficha limpa e boas intenções, para apresentar à população um cardápio variado de soluções viáveis para os problemas da política e do país.

Não queremos cooptar ninguém para a hierarquia partidária ou necessariamente para as campanhas eleitorais. Queremos simplesmente arejar o ambiente político, trazer para o debate pessoas que tenham algo a acrescentar com as suas experiências pessoais e profissionais, com um olhar privilegiado sobre o cotidiano e a sociedade, e que não façam parte da engrenagem da velha política.

Pedimos licença para listar aqui uma série de personalidades com quem travamos esse contato inicial, nos últimos meses, e consideramos essenciais, por uma série de fatores, para o debate sobre a "nova política" - que não se limita aos partidos, às instituições nem aos canais tradicionais de representação.

Alguns estarão envolvidos diretamente na elaboração de um Plano de Governo para São Paulo, que tem na Plataforma das Cidades Sustentáveis a sua linha condutora. Com outros, vamos continuar dialogando, trocando idéias e opiniões, às vezes até divergentes, mas que de qualquer maneira nos dão subsídios para a prática de uma política diferenciada e a construção de um país melhor.

Palmirinha Onofre

Se a busca é por uma nova "receita", como afirmamos acima, nada mais apropriado que a famosa culinarista da TV: Palmirinha Onofre, a simpática vovó que é a cara da honestidade e da espontaneidade.

Jovem aos 80 anos, Palmirinha tem uma história de vida irretocável e uma série de idéias para o atendimento social - principalmente à mulher, à criança e ao adolescente - que o PPS se compromete a colocar em prática. Iniciativas como escolas gastronômicas, hortas, padarias e cozinhas comunitárias estarão no Programa de Governo de Soninha Francine para São Paulo, sobretudo nos bairros da periferia, e terão Palmirinha como madrinha destes projetos.

Luisa Mell

De família judaica e apaixonada pela natureza, a apresentadora Luisa Mell é uma das mais atuantes e combativas defensora dos animais. Formada em Teatro e Direito, apresenta atualmente o programa "Estação Pet", na TV Gazeta.

Famosa pela iniciativa de tirar cães das ruas e levá-los para adoção, além de dar dicas aos telespectadores e ajudá-los a tratar os bichos da melhor forma possível, Luisa Mell teve papel primordial em leis que proíbem a participação de animais em circos e a realização de rodeios, touradas, brigas de galo, entre outras atividades que expõem os animais aos maus tratos.

Ida do Vôlei

Ana Margarida Vieira Alvares, a Ida, foi uma das mais versáteis, inteligentes e habilidosas jogadoras do voleibol mundial, disputou mais de 300 jogos pela Seleção Brasileira, três Olimpiadas e conquistou títulos importantes, como a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta, em 1996.

Apaixonada pelo esporte, Ida tem a visão da atleta (alêm do vôlei, participou também de corridas de aventura, que reúne modalidades variadas como atletismo, canoagem e mountain bike) e da dirigente (foi secretária de Esportes de Cotia e atuou em diversos projetos na Secretaria de Esportes de São Paulo).

"Meu maior sonho é que o esporte seja respeitado", afirma Ida. "Esse é o nosso sonho, não só meu, mas de vários atletas, que a gente consiga mostrar o quanto o esporte é transformador e o quanto a gente pode melhorar a qualidade de vida das pessoas através dele."

Ciro Batelli

No setor empresarial, o PPS conta com o reforço de Ciro Batelli, que foi por 14 anos vice-presidente da rede de hotéis Caesar Palace, com sede em Las Vegas.

Formado em Direito, com participação fixa em programas de TV como Domingão do Faustão e Amaury Jr., é consultor internacional e um dos maiores especialistas em turismo e entretenimento. Leia mais.

Personalidades de diversos setores

Além dos nomes já mencionados, o PPS vem debatendo idéias para o desenvolvimento sustentável do país e da cidade de São Paulo em diversos setores da "nova política", da economia e da sociedade.

Na luta por um país mais justo e sustentável, reunimos personalidades que vão de "marineiros" - os seguidores de Marina Silva - como Ricardo Young a batalhadores unidos pela drama familiar e pelo amor à vida, como Ivanise das Mães da Sé ou Ari Friedenbach.

O PPS busca debater temas diversos e atuais, que vão da "Economia Verde" com nomes como José Eli da Veiga e Fabio Feldmann, ao papel do Estado na indústria da Moda, com o criativo e visionário empresário Paulo Borges (foto), responsável, entre outras iniciativas bem sucedidas, pela São Paulo Fashion Week.

No Esporte, citamos nomes como Lars Grael, Zé Elias, Ronaldo Giovanelli, Gui Pádua e Jorge Kajuru - que em maior ou menor grau têm uma proximidade com o PPS, mas que, por exigência das suas atividades profissionais, nem todos mantêm filiação partidária.

No mundo da Cultura mencionamos dois cantores, ídolos da juventude e com forte atuação política: Tico Santa Cruz, do grupo Detonautas, e Nasi Valadão, ex-líder do grupo de rock paulistano Ira! Ambos têm se posicionado com transparência, atitude e opiniões bem definidas sobre questões atuais. É o tipo de postura adotada, incentivada e compartilhada pelo Blog do PPS.

Leia também:

Política? Argh! Cruz credo! Vá de retro! Xô políticos!

Pacto com os "marineiros" por cidades sustentáveis