quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dia de Soninha: do Itaim Bibi ao Itaim Paulista

A candidata da coligação "Um Sinal Verde para São Paulo", Soninha Francine, teve um dia emblemático da campanha à Prefeitura da cidade nesta quarta-feira (15), com todos os seus contrastes e desigualdades: começou o dia no Itaim Bibi, na zona sul, e seguiu direto para o Itaim Paulista, no extremo leste.

Entre um bairro e outro, além dos quase 50 km que os separam, há um abismo social e econômico. Da "roda viva" promovida pela Folha de S. Paulo num teatro luxuoso do Itaim "rico" ao chá com as mulheres do Jardim Camargo Velho, no "primo pobre", Soninha percorreu um a um os problemas que afligem o paulistano: carência de transporte público de qualidade, trânsito caótico, as enormes distâncias entre a casa e o trabalho da maioria da população e que prejudicam a qualidade de vida, o lazer, a saúde e o rendimento de todos no emprego e na escola, entre outros.

A chamada conservadora, sensacionalista e preconceituosa dos jonais após a sabatina Folha/UOL é: "Soninha (PPS) defende pedágio urbano e legalização da maconha". Engraçado como críticos torcem o nariz para aquela que é a maior virtude de Soninha: a honestidade. Boa parte dos leitores desconhece a proposta e se prende à manchete para ser a favor ou contra, sem maiores nuances.

Pouca gente presta atenção à verdadeira proposta de Soninha, que é promover um plebiscito para que a população decida sobre a melhor solução para o problema crônico do trânsito: entre as ideias apresentadas, se a maioria optar pela implementação do pedágio urbano, a tarifa seria de R$ 3 (equivalente a uma passagem de ônibus), e o dinheiro arrecadado seria revertido todo ele exatamente para a melhoria do sistema de transporte coletivo.

Sobre a "legalização da maconha", assunto recorrente há mais de 10 anos quando se fala sobre Soninha, o que a candidata defende (e isso é um assunto federal, sem nenhuma relação com a eleição à Prefeitura) é que o monopólio do comércio dessa droga saia da mão do crime organizado e passe a ser realizado sob rigoroso controle da lei e da sociedade, como outras drogas legalizadas (álcool e cigarro, por exemplo).

Durante a sabatina, Soninha criticou a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e afirmou pela enésima vez que sua candidatura não tem o objetivo de servir de linha auxiliar de José Serra, candidato do PSDB, ou de qualquer outro. Ao contrário, pesquisas demonstram que Soninha, 3ª colocada nas recentes pesquisas do Ibope e do Datafolha, "rouba" votos de tucanos e petistas igualmente.

Leia mais:

De maconha a pedágio: entenda as polêmicas de Soninha

Soninha defende pedágio urbano a R$ 3 em São Paulo e venda de maconha "como cerveja"

Gilberto Dimenstein: nasce uma anticandidata