sexta-feira, 16 de março de 2012

PPS debate soluções para mobilidade e transporte

O PPS paulistano promoveu novo encontro entre os seus mais de 100 pré-candidatos e especialistas para a formulação do Programa de Governo de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo.

Desta vez o tema foi "Mobilidade Urbana e Transporte" - na noite de quinta-feira, 15 de março, com auditório lotado na Câmara Municipal pela terceira semana consecutiva.

Participaram do evento, entre outros, Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); José Carlos Martinelli, diretor de tecnologia da SPTrans; Luís Carlos Branco, superintendente da ANTP; Ricardo Correa, da TC Urbes, especialista em sistemas cicloviários; e Marco Nordi, do grupo de trabalho de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo.

Reveja aqui quatro programas de TV da campanha de 2008 da Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo que tratam de mobilidade e transporte: 1, 2, 3 e 4.

Para Marco Nordi, da Rede Nossa São Paulo, é essencial para a cidade ganhar um Plano de Mobilidade Urbana, exigido por lei, mas que ainda não saiu do papel.

“É importante esse plano ser apresentado, para vermos o que ele traz de bom para o futuro da cidade e para os gestores públicos, quais são os benefícios tanto para a administração quanto para a população”, disse Nordi.

Ele também considera importante os gestores estabelecerem uma série de indicadores para serem acompanhados pela população, que poderá cobrar de seus representantes quando algo estiver errado.

O vereador Cláudio Fonseca, líder do PPS, enfatizou a necessidade de melhorar o transporte público da capital. “Nós temos um sistema viário que já é incapaz de comportar a frota de automóveis. Mais do que expandir o complexo viário, precisamos ter mais corredores de ônibus, fazer com que o transporte coletivo seja mais veloz e que sejam implantados semáforos inteligentes.”

Ele também apontou que faria bem ao trânsito se São Paulo tivesse bairros menos desiguais, sem uma concentração tão grande das atividades econômicas no centro.

A pré-candidata do PPS à prefeitura paulistana, Soninha Francine, reitera: “Existem os bairros-dormitório, as cidades-dormitório da Região Metropolitana, onde mora muita gente e tem pouquíssima atividade econômica, pouquíssimos equipamentos públicos e infraestrutura. Por outro lado, na região central, que é muito provida disso tudo, mora cada vez menos gente”. (Com informações do site da Câmara Municipal e foto de RenattodSousa)

Calendário de atividades

Todos os encontros do PPS têm transmissão online e posteriormente o conteúdo é disponibilizado nos meios de comunicação do partido. O próximo tema é "Educação na cidade de São Paulo", na próxima quinta-feira, 22 de março, sob a coordenação do vereador Claudio Fonseca, líder do PPS e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (Sinpeem). Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

Os encontros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista) e servem para a formulação do Programa de Governo do PPS e orientação dos pré-candidatos na chapa de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo.

Segue abaixo o calendário com os próximos temas a serem debatidos, com a participação de especialistas e dos pré-candidatos do PPS, tendo como ponto em comum de todos os eventos a sustentabilidade:

22/3 – “Educação” – Coordenação de Claudio Fonseca. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

29/3 – "Meio Ambiente e Cidade Sustentável" – Coordenação de Soninha Francine, Ricardo Young, José Valverde e Arnaldo Jardim. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

12/4 – “Emprego e Renda / Desenvolvimento Social” – Coordenação de Davi Zaia, Chiquinho Pereira e José Antonio Cipolla. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

19/4 – “Saúde” – Coordenação do Dr. Mamede, Dra. Maira Saad e Dr. Roger Lin. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

26/4 – “Habitação e Plano Diretor” - Coordenação de Ulrich Hoffmann, Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

10/5 – “Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida” - Coordenação de Soninha Francine, Vitor Adami, Mauricio Huertas e Heraldo Correa. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

17/5 – “Diversidade, direitos e garantias" - Coordenação de Soninha Francine, Lylian Concellos, Pai Guimarães e coordenadores temáticos. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

24/5 - "Segurança" - Coordenação de Soninha Francine e Ari Friedenbach. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

31/5 - "Orçamento da cidade, democratização e fortalecimento do Poder Local" - Coordenação de Paulo Cesar de Oliveira. Local: Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

Leia também:

É possível SP não ter espaço para as bicicletas?

PPS abre ciclo de encontros com pré-candidatos

Pré-candidatos do PPS debatem as Subprefeituras