sexta-feira, 2 de março de 2012

Ministério da Pesca: para quem ainda não entendeu


Não sei pôr minhoca no anzol, diz ministro

Crivella afirma que sua nomeação não assegura apoio de evangélicos a Haddad

FOLHA DE S. PAULO

O novo ministro da Pesca, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), admitiu ontem que não tem conhecimentos sobre o setor pesqueiro. "Eu não ponho uma minhoca no anzol", afirmou à Folha.

Na véspera de assumir, Crivella disse que vai "aprender com técnicos" da pasta por ter formação de engenheiro civil.

"[Mas] não estou indo para o ministério para pescar, e sim para trabalhar. Eu sei que lá tem muitos técnicos bons, bons pescadores", afirmou.

Representantes da indústria da pesca reagiram mal à mudança -Crivella é o terceiro no cargo no governo Dilma.

"O ministério virou uma moeda de troca política. É péssimo porque a pessoa, quando começa a tomar conhecimento do ministério, é trocada", criticou Rainer Gonçalves, representante do setor em Florianópolis (SC).

Bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella disse que vai ser o interlocutor dos evangélicos junto a Dilma. Afirmou, porém, que sua indicação não assegura o apoio.

"Para os evangélicos, a questão do aborto, do casamento, da família, é muito importante. Ela pode colocar todo o ministério evangélico que, se ela aprovar leis que são contra a família e contra a vida, vai perder o apoio dos evangélicos. Nesse caso, não tem santo que ajude."

Para Crivella, sua nomeação como ministro não é uma forma de pressão para que o PRB retire a candidatura de Celso Russomano (PRB) à prefeitura de São Paulo e apoie Fernando Haddad (PT).

Coluna de Mônica Bergamo

BANDEIRA PAULISTA

A conversa final entre a presidente Dilma Rousseff e o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para levá-lo ao Ministério da Pesca ocorreu na sexta-feira, em Brasília. Dela participou também Marcos Pereira, presidente do PRB e patrono da candidatura de Celso Russomanno à Prefeitura de São Paulo. "Fica mais difícil fazer oposição ao governo federal [na campanha] agora que estamos no governo", admite Pereira.

BANDEIRANTE

O petista Fernando Haddad será poupado. Já em relação ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e à prefeitura de Gilberto Kassab (PSD-SP), a oposição será forte. "Não tenha dúvida", diz Pereira, que é pastor licenciado da Igreja Universal e já foi diretor de relações corporativas da TV Record.

BANDEIRANTE 2

Pereira diz também que Dilma fez elogios a Russomanno. "Ela disse que gosta do Celso, que ele é simpático." O presidente do PRB afirma também que a presidente prometeu reforçar o orçamento da Pesca.