segunda-feira, 2 de março de 2009

Cidade alagada: como resolver o problema de SP?

A ex-vereadora Soninha Francine (PPS) está no comando da Subprefeitura da Lapa há um mês e meio. Entre inúmeros problemas dessa região de 40,1 km2, uma das maiores da cidade, que inclui seis bairros (Lapa, Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguaré e Jaraguá) e é habitada por mais de 270 mil pessoas, certamente um dos mais graves é a ocorrência das enchentes.

A Folha de S. Paulo deste sábado mostra que a Prefeitura de São Paulo até obteve os recursos necessários, mas não executou as obras previstas em "operações urbanas" para minimizar este problema que é crônico na região, provocando a cada chuva cenas catastróficas nas proximidades das avenidas Pompéia e Francisco Matarazzo, como mostram estas fotos.

Desde as administrações erráticas de Celso Pitta e Marta Suplicy, que deixaram rombos nos cofres públicos, pouca coisa foi feita para resolver os problemas das enchentes.

Não que caiba piada num assunto tão sério, mas chega a ser tragicômico. Enquanto seca o lago do Parque da Aclimação, as ruas de São Paulo (e principalmente desta região administrada por Soninha) alagam indefinidamente. Se não é incompetência governamental (falta de planejamento de sucessivas gestões), é uma maré de azar muito grande.