terça-feira, 11 de novembro de 2014

Prefeito Haddad, vamos falar sério sobre as ciclovias?

Nesta ciclovia ao lado, recém-implantada em São Miguel Paulista, bairro da zona leste, por exemplo: Você abre o portão da sua casa e derruba um ciclista, é isso mesmo? (Será que vale bônus?)

Também esqueça o velho hábito paulistano de colocar a cadeira na calçada e ficar de prosa com a vizinhança do bairro...

Porque Fernando Haddad decidiu declarar guerra contra motoristas e pedestres, impondo as ciclovias (que são necessárias, quando implantadas com critério, planejamento e qualidade) sem qualquer diálogo com a população.

Quando o povo diz com ironia que Haddad está obrando em São Paulo como nenhum outro prefeito jamais obrou, alguém pode questionar o duplo sentido escatológico da frase. Mas, com qualquer significado que se queira dar às obras do prefeito, a ruindade é explícita.

Sem nenhuma dúvida, Haddad já entrou para a história com as suas faixas para ônibus e bicicletas. Que o povo avalie no momento oportuno (a hora do voto) se isso é bom ou ruim para a cidade.

Modestamente, temos a nossa opinião: Haddad consegue a proeza de ser o pior prefeito que a memória do paulistano registra (incluindo aí Kassab, Serra, Marta, Pitta, Maluf, Erundina, Jânio, Covas...).

O resultado são estas cenas absurdas. Uma calamidade. Uma excrescência.

Ao lado, na mesma região de São Miguel, há um poste "perdido" no meio da ciclovia da Avenida Marechal Tito.

Talvez seja uma propaganda subliminar pró-Haddad, já pensando na reeleição do "poste" paulistano do PT de Lula. Vai saber...

Aí surgem algumas perguntas óbvias, que gostaríamos de ver o prefeito-gênio responder...

Como comenta a jornalista Kátia Leite, editora do jornal Folha de Vila Prudente: "Em algum lugar do mundo, existe ciclovia na calçada? E aquela história da calçada ser responsabilidade do proprietário? Se aparecer um buraco, o proprietário terá que consertar e pintar de vermelho de novo?"

Para o também jornalista Leandro Nunes, são todas obras do "Prefeito Lukscolor", uma referência à marca de tintas que faz várias ações de merchandising na mídia.

Ele compara esta ciclovia-modelo de Sevilha, na Espanha, com as obras improvisadas de Haddad, como essa verdadeira gambiarra da Avenida Petrônio Portela, na Freguesia do Ó (foto ao lado).

Um corredor vermelho pintado no meio da pista, no meio do tráfego pesado de automóveis, ônibus e caminhões, sem nenhuma segurança para ciclistas e motoristas.

De fato, esse apelido "Prefeito Lukscolor" é muito bem sacado, é a cara dessa gestão: pura propaganda de ações cosméticas para a cidade.

Será que a ex-prefeita Marta Suplicy já previa a eleição de Haddad quando lançou aquela ideia do "Projeto Belezura" na gestão dela? E nós que pensávamos que as palmeiras imperiais da Martaxa eram o máximo em termos de bizarrice na Prefeitura de São Paulo...

Ou, como afirma Cláudio Almir Vieira, do Movimento Adote um Vereador: "Faltou colocar a placa ´Desculpe-nos o transtorno, estamos arregaçando com a cidade´."

Abaixo, mais algumas imagens que não deixam dúvidas sobre a incompetência administrativa e a irresponsabilidade da gestão do prefeito Haddad e do secretário de Transportes, Jilmar Tatto.

No bairro do Jaraguá, na zona oeste, não há calçada nem acostamento na pista, mas a ânsia de bater a meta de quilometragem estabelecida pelo prefeito, sem nenhum critério, supera qualquer bom senso:

Na Avenida Escola Politécnica, na zona sul, além das árvores e postes no meio da ciclovia, há entrada e saída de veículos em praticamente toda a extensão da via, como estacionamentos e postos de gasolina:

Na Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo, bem próximo da Prefeitura, a péssima conservação da calçada e do meio-fio não parecem obstáculos para a tinta vermelha (desbotada) de Haddad:

Outra no Jaraguá, na avenida Amador Aguiar: sem calçada para pedestres, num espaço coberto de mato, sem iluminação e nenhuma segurança, a ciclovia vira pista de cooper:

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