É mais uma ideia estúpida para alimentar a "indústria da multa". Serão contratados pelo menos 300 radares que ficarão acoplados nos ônibus para flagrar irregularidades no trânsito.
A estimativa é que a média das autuações de motoristas de carros particulares aumente em mais de 170%.
Segundo a Prefeitura, o sistema do "ônibus-radar" terá potencial para flagrar 1,5 milhão de infrações por mês.
Segundo a Prefeitura, o sistema do "ônibus-radar" terá potencial para flagrar 1,5 milhão de infrações por mês.
Assim, se sua capacidade for plenamente usada, isso levará a uma média de 2,3 milhões de multas por mês, diante dos atuais 875 mil registros.
Mas não é só isso! Além dos ônibus "dedo-duro", há um aumento dos radares convencionais e a entrada de guardas-civis na fiscalização do trânsito. A gestão Haddad está desesperada para arrecadar!
Segundo matéria da Folha, a licitação para os radares em ônibus tem custo estimado em R$ 43,2 milhões por um período de quatro anos.
Os aparelhos serão instalados em parte da frota municipal, em rotas estratégicas, e podem flagrar sete infrações simultaneamente, cometidas por quem passar na frente ou atrás dos coletivos.
Inicialmente, Haddad estudava usar esse tipo de equipamento para fiscalizar apenas a invasão de faixas e corredores de ônibus, mas decidiu incluir também infrações como o desrespeito ao rodízio.
Equipados com tecnologia de leitura automática de placas, os radares vão verificar se todos os veículos (incluindo motos, caminhões e fretados) que chegarem perto dos ônibus estão cometendo alguma infração. Se for o caso, vão tirar foto e enviar para a prefeitura, que emite a multa ao motorista.
Para registrar a infração com precisão, os radares terão GPS capaz de incluir endereço, data e horário na imagem, de forma automática. Também terão capacidade de fotografar veículos de dia ou de noite.
Não satisfeito em ter o transporte público associado ao PCC e em prorrogar indefinidamente o contrato bilionário do sistema, que só beneficia o mesmo cartel de empresas, Haddad vem com mais e$$a...
Some tudo à baixa qualidade dos ônibus, ao loteamento das subprefeituras, à aprovação de obras irregulares, ao término da inspeção veicular, ao incentivo de ocupações irregulares, e o prefeito já honra o seu papel de novo herdeiro de Paulo Maluf, superando o falecido Celso Pitta.
Quanta "ruinddad", meu Deus!
Quanta "ruinddad", meu Deus!
Leia também: