quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O estrago do "tiro amigo" na oposição; ou "tiro no pé"


Essas três notas da Folha de S.Paulo sobre os números do Datafolha, reproduzidas abaixo, dão a exata medida do desserviço prestado pela campanha de Aécio Neves e pelos tucanos que passaram a atacar Marina Silva.

Além de não impedir a queda de Aécio, só aumentam a rejeição à Marina como alternativa de oposição e provocam a transferência de votos no eventual 2º turno à própria Dilma Rousseff. Lamentável!

A elite marinou - Os eleitores mais ricos e escolarizados continuam a trocar Aécio Neves (PSDB) por Marina Silva (PSB). Entre os brasileiros com renda familiar acima de 10 salários mínimos, o tucano caiu 13 pontos em duas semanas, de 38% para 25%. A ex-senadora subiu 14 e avançou de 27% para 41%. Na faixa com ensino superior, Aécio perdeu 12 pontos e foi de 31% a 19%. Marina ganhou 12 e saltou de 30% para 42%. O índice de Dilma Rousseff (PT) variou pouco nos dois grupos, mostra o Datafolha.

A partilha - No segundo turno, Dilma começa a atrair eleitores de Aécio que antes migravam para Marina. Há uma semana, 64% dos aecistas preferiam a ex-senadora, e 18% iam para Dilma. Agora a divisão é de 59% a 24%.

Aproximou - A vantagem de Marina para Dilma no segundo turno caiu de 27 para 15 pontos nas cidades médias, onde a ex-senadora tinha seu melhor desempenho. A candidata do PSB caiu de 59% para 52%. A petista subiu de 32% para 37%.

Conclusão: que cada um fale bem do seu próprio candidato, pois o "tiro amigo" na oposição só favorece o governo petista.

Leia também:

Desafio eleitoral: um balde de ofensas e mentiras

Por que PT e PSDB se unem no ódio contra Marina

Previna-se dos PTbulls amestrados de Lula e Dilma

Conversa fiada de Paulo Henrique Amorim vende fiado e terceiriza ataques e baixarias contra Marina Silva