sexta-feira, 3 de abril de 2015

Neste Domingo de Páscoa, o #ProgramaDiferente entrevista o filósofo Mario Sergio Cortella e traça um paralelo entre o cristianismo e o comunismo ao debater os 93 anos do Partido Comunista Brasileiro

Assista: Não chega a ser heresia se até o Papa Francisco já comparou os ideais do comunismo e do cristianismo. Então, o #ProgramaDiferente deste Domingo de Páscoa, 5 de abril, entrevista o filósofo Mario Sergio Cortella e debate com dois veteranos militantes comunistas, Luiz Avelima e Vicente Dianezi, os 93 anos da fundação do PCB.

Doutor em Educação, Cortella fala sobre o novo ministro Renato Janine Ribeiro. Ambos são amigos e co-autores do livro "Política: para não ser idiota". Ex-secretário da Educação e sucessor de Paulo Freire na gestão da prefeita Luiza Erundina, o professor Cortella também comenta a crise do governo da presidente Dilma Roussef.

Sobre reunir os ideais de comunistas e cristãos em plena Páscoa, vale lembrar as palavras do Papa, que usou ironia e bom humor para tratar do assunto ao ser ele próprio tachado de "comunista" por privilegiar os mais pobres, doentes e necessitados.

"Os comunistas têm roubado a nossa bandeira. A bandeira dos pobres é cristã. A pobreza está no centro do Evangelho", afirmou. E ainda brincou que os comunistas são iguais aos cristãos, "só com vinte séculos de atraso".

Na matéria da semana, outro exemplo nada cristão: moradores de rua estão sendo expulsos na região da Lapa, totalmente desassistidos pelo poder público.

O debate trata dos 93 anos de fundação do Partido Comunista Brasileiro sob o olhar da chamada "imprensa comunista", com dois jornalistas-militantes da velha guarda:

Vicente Dianezi foi repórter de alguns dos principais veículos de comunicação do país: Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Veja, IstoÉ, O Globo, Jornal da República e Correio Braziliense, além de também ter editado os jornais do Partidão.

Luiz Avelima, paraibano de Alagoa Nova, radicado em São Paulo, é cantor, compositor, poeta, jornalista, historiador e tradutor, entre outros, de Dostoievski. Foi editor do jornal Voz da Unidade, do PCB, trabalhou na Rádio Central de Moscou, foi diretor da Universidade Livre de Música e hoje está na Secretaria de Cultura do Estado.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30. Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra. Assista.