sábado, 4 de abril de 2015

Artigo: "Páscoa, um momento para refletir"

Artigo de Carlos Fernandes (PPS/SP)
Podemos nos inspirar no clima da Páscoa para discutirmos temas como mudança, esperança, fé e qualidade de vida. Não que a religião e a política devam se misturar. Ao contrário. Defendemos o Estado laico, mas jamais o combate à religião, nem o Estado antirreligioso.

Mas, como dissemos nesta semana ao gravar o #ProgramaDiferente que vai ao ar neste domingo, a verdade é que os ideais do cristianismo são os mesmos de todos nós, independente de partido ou de religião. Todos percorremos caminhos paralelos que buscam chegar à mesma sociedade perfeita, à felicidade e ao bem comum.

A Páscoa ajuda a refletir sobre tudo isso. Que esta data possa representar de fato uma passagem para dias melhores e mais humanos.

O que vivemos hoje no Brasil são momentos de incerteza, à beira de uma crise política e econômica que pode gerar mais inflação, recessão e desemprego.

Em São Paulo é a mesma coisa: passamos da metade da gestão do prefeito Fernando Haddad com um sentimento de frustração de quem vê a cidade desgovernada, entregue a gente despreparada e incompetente, com a administração loteada politicamente e aparelhada partidariamente. Atravessamos dois anos sem chegar nem perto das metas de governo apresentadas pelo PT.

Não é à toa que o brasileiro (e o paulistano, com motivo em dobro) vai às ruas protestar. A insatisfação com a política e com os políticos de um modo geral é latente. Ninguém aguenta mais os escândalos recorrentes de corrupção e as desculpas esfarrapadas do governo.

Que o entusiasmo deste povo que se manifesta nas urnas, nas redes e nas ruas em busca de uma nova forma de fazer política, com ética, transparência e respeito às instituições democráticas e aos princípios republicanos, possam de fato gerar um renascimento do país.

Que o espírito da Páscoa nos eleve a um patamar de grandeza e sabedoria para buscar soluções mais coerentes e eficazes para as mudanças e as reformas que o Brasil necessita.

Que tenhamos a capacidade de, juntos, cidadãos e políticos honestos (pois, sim, eles existem!), construir uma cidade mais humana, justa, ética, solidária e sustentável. Um país com políticas públicas e parcerias sociais que possibilitem mais rapidamente a inserção dos excluídos, a radicalização da democracia, a plena transparência dos poderes e a construção mais sólida e eficaz das bases da cidadania.

Carlos Fernandes é presidente do PPS paulistano e foi subprefeito da Lapa.