segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Uma Verdade Inconveniente

O Oscar de melhor documentário de longa-metragem para "Uma Verdade Inconveniente", com direito à presença do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e discurso panfletário do ator Leonardo Di Caprio, mostra que o debate sobre os riscos ambientais causados pelo aquecimento global está verdadeiramente inserido no palco central dos acontecimentos.

O diretor Davis Guggenheim reforçou que o documentário só existe por causa da atuação política de Al Gore. "Uma Verdade Inconveniente" ganhou também o prêmio de melhor canção, para "I Need to Wake Up", de Melissa Etheridge.

Mais que a "onda verde", a visibilidade do discurso de Al Gore marca o tsunami "anti-Bush" que deve se materializar na sucessão presidencial norte-americana. Derrotado para George W. Bush no "tapetão" em 2000, apesar de ter sido o mais votado, o democrata pavimenta o caminho a ser percorrido pelos pré-candidatos Hillary Clinton e Barak Obama, que podem ser, respectivamente, a primeira mulher ou o primeiro negro a presidirem os EUA.