sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Deputados aposentados

A imprensa divulgou hoje que 13 ex-deputados se aposentaram entre o dia 15 de janeiro e esta quinta-feira, 22. Entre os beneficiados estão o ex-líder do PP, José Janene, e o ex-deputado federal do PPS, João Herrmann (foto).

Juntos, os integrantes deste inusitado "clube dos 13" custarão R$ 94 mil mensais aos cofres da Câmara. A maior aposentadoria será do ex-líder do PP José Janene (PR), que receberá R$ 12.847,20 por mês.

Janene, acusado pelo deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser um dos comandantes do esquema do mensalão, conseguiu convencer a antiga Mesa Diretora de que sofre de doença cardíaca grave e por isso obteve direito à remuneração integral. O deputado do PP sempre negou qualquer envolvimento com o mensalão e foi absolvido em plenário.

Ex-PPS

João Herrmann, por sua vez, disputou e perdeu no ano passado a eleição pelo PDT. O sepultamento da sua carreira política teve início quando, nas eleições municipais de 2004, contrariou decisão congressual do PPS paulistano e liderou movimento dissidente em apoio à candidatura de Marta Suplicy (PT) contra José Serra (PSDB/PFL/PPS). Era um tal "PPS Verdade", contra o PPS de verdade. Deu nisso. Clique aqui para rever o relatório que determinou o afastamento de Herrmann do PPS.

Os 13 recém-aposentados são: Alberto Goldman, Alceste Madeira de Almeida, Alceu Collares, Benedito de Carvalho Sá, Francisco Domingos dos Santos, Iberê Paiva Ferreira de Souza, Jairo Alfredo Oliveira Carneiro, João Herrmann Neto, José Janene, Nilton Gomes Oliveira, Paulo Delgado, Romel Anízio Jorge e Silas Brasileiro.