quinta-feira, 8 de maio de 2014

Encontrado o DNA petista nas ocupações em São Paulo

Não que seja novidade, mas quando a oposição acusa o PT de manipulação ou partidarização dos movimentos pró-moradia que vem promovendo ocupações e manifestações violentas, é preciso dar nome aos bois, para não ficar uma denúncia vazia.

Então, vamos lá: uma figurinha carimbada de recentes protestos e também deste último episódio em que manifestantes ocuparam e depredaram a Câmara Municipal na semana passada é o militante petista Raimundo Bonfim.

De quem se trata? No perfil do twitter, que parece desatualizado mas é seguido, entre outros, pela vereadora Juliana Cardoso, pelo líder da minoria na Assembleia, deputado Adriano Diogo, e pela Liderança do PT na Câmara Municipal (como pode ser verificado acima), ele se apresenta como advogado e coordenador-geral da “Central de Movimentos Populares”, além de assessor da Liderança do PT na Assembleia Legislativa.

Em agosto do ano passado, a Revista Veja já o identificava ironicamente como o "homem do povo" que liderava protestos contra o governo Alckmin com salário de R$ 11.380,00 (leia) e caminhava ao lado do prefeito Fernando Haddad no "grito dos excluídos". Também estavam lá, entre outros, a vereadora Juliana Cardoso e o ex-deputado estadual Simão Pedro, atual secretário de Serviços de Haddad. Confira na foto abaixo:


Segundo o jornalista Reinaldo Azevedo, execrado por petistas: "Raimundo Bonfim poderia ser apenas um abnegado, interessado no bem coletivo. A gente sabe como existem verdadeiros mártires da causa popular, certo? Ocorre que Bonfim é um quadro do PT. Chegou à Assembleia Legislativa em 1995 como funcionário do então deputado estadual Paulo Teixeira, hoje deputado federal." 

Mas por onde andava o petista Raimundo Bonfim na semana passada? Pelas imagens do jornal SPTV, da Rede Globo, nos dias 29 e 30 de abril ele estava na primeira fileira das galerias da Câmara (veja abaixo, de camisa clara) pressionando os vereadores, como havia "sugerido" o prefeito Haddad, para aprovação rápida do Plano Diretor em troca da promessa de legalização da ocupação denominada Nova Palestina, em área de preservação ambiental na zona sul da cidade.


E por onde andou o militante Raimundo Bonfim nesta semana? Muitíssimo bem relacionado que é, na segunda-feira, dia 5 de maio, estava dentro do gabinete do secretário Simão Pedro, comemorando o aniversário de 50 anos do companheiro e posando com desenvoltura para fotos com outros líderes petistas e amigos influentes, como o deputado Paulo Teixeira e o presidente da Câmara paulistana, vereador José Américo.



Veja (ops!)... melhor, repare: não existe aqui nenhuma acusação, nenhuma ilegalidade, apenas a constatação factual, num único exemplo, do vínculo político e da relação pessoal existente entre integrantes dos tais "movimentos sociais" (moradia, transportes etc.) que protestam e promovem ocupações na cidade com o partido que a administra. Simples assim.

Leia mais:

O que está por trás das ocupações em São Paulo?

São Paulo: legitimar o caos ou proteger a vida?

Teatro de faz-de-conta do PT está próximo do fim

A casa de Haddad, na Rua dos Bobos, número Zero

Irresponsabilidade de Haddad gera tumulto na Câmara

Haddad e as bandeiras desbotadas e emboloradas