sexta-feira, 4 de abril de 2014

Todo mundo já pode dar ZERO para o Haddad

Parodiando o Chaves (o personagem mexicano, não o ditador venezuelano queridinho do PT), todo mundo já pode dar ZERO para o prefeito Fernando Haddad.

É que a Prefeitura de São Paulo e a Câmara Municipal estão anunciando como uma grande novidade para a "participação popular" o uso de um aplicativo para a internet, no qual todo cidadão pode se cadastrar para dar notas que indicam seu grau de satisfação com doze itens genéricos da cidade: Prefeito, Câmara Municipal, Vias Públicas, Custo de Vida, Barulho, Saúde, Limpeza, Transporte Público, Educação, Segurança, Lazer e Vida Pessoal.


Trata-se do MyFunCity, apresentado em 2011 pela Rede Nossa São Paulo (relembre aquie que agora, fortalecido pela parceria empresarial com o UOL, ganha a chancela do PT à frente do Executivo e do Legislativo paulistano (não por acaso, ambos grandes anunciantes deste portal). 

Nota do Blog do PPS: Diga-se de passagem, a outra parceira da empreitada, a Rede Nossa São Paulo, também tem se mostrado bem complacente com a gestão petista e amenizou bastante o tom crítico que mantinha frente às gestões anteriores.

Mas, voltando ao novo aplicativo: o PT adora este simulacro de democracia direta para iludir os cidadãos mais incautos. A moda agora são as redes sociais, tablets e smartfones, daí o apelo do aplicativo para AndroidiOS e desktops.

O princípio do PT é sempre o mesmo: foi assim com o Orçamento Participativo na gestão da prefeita Marta Suplicy (um teatro dominado pela militância petista, que seguia o roteiro pré-estabelecido do comando do partido para legitimar suas decisões com endosso popular) e prossegue atualmente nas audiências públicas convocadas pelo governo, nos conselhos participativos e demais instâncias "fake" (só falta a base petista cantar "Tá dominado, tá tudo dominado!").

Na onda do mundo online, tanto a Câmara quanto a Prefeitura festejam que passarão a receber "em tempo real" a avaliação da população sobre o trabalho do Executivo, do Legislativo e sobre a qualidade de vida na capital paulista. Como se isso, por si só, representasse algum grande avanço democrático ou significasse a modernização do deplorável modus operandi petista no poder.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador José Américo (PT), o aplicativo facilitará o trabalho dos parlamentares. "Esse é mais um dos esforços que a Câmara Municipal de São Paulo tem feito para chegar até o cidadão. O Legislativo costuma ser o poder mais frágil, portanto o mais desgastado. E quando existe um distanciamento do parlamentar com a população - o problema se agrava. Esse instrumento tem a vantagem de construir a interação e permitir que o cidadão opine sobre a Câmara, principais serviços da cidade e a prefeitura", disse.

O presidente da MyFunCity, Mauro Motoryn, também ressaltou a importância da parceria. "Mostra a visão da Câmara Municipal de dar vez e voz ao cidadão, possibilitando uma gestão mais eficiente. E, com isso, incentivar cada vez mais a participação popular na política pública", afirmou.

Ressalte-se a "coincidência" de vermos anúncios pagos pela Câmara Municipal no UOL e em outros grandes veículos de imprensa, como os que divulgam a audiência pública deste fim-de-semana sobre o Plano Diretor (veja apresentação do relator Nabil Bonduki), em pleno auditório Anhembi. Mas é difícil crer que o resultado deste evento vá muito além de um show armado pelo marketing petista para sua militância organizada. Ok, que seja.

Desafiando qualquer probabilidade, outra "coincidência" ainda maior: a Prefeitura lança nos próximos dias uma campanha milionária para propagar as supostas realizações da administração Haddad, em pleno ano eleitoral e depois da divulgação de pesquisas que apontam o petista como o pior prefeito que São Paulo já teve.

Com o slogan "fazendo o que deve ser feito", vai tentar encher a bola do prefeito por iniciativas como os corredores de ônibus, as faixas exclusivas e o bilhete único mensal, além do fim da aprovação automática nas escolas, investimentos em iluminação, saúde e a atuação na cracolândia. Enfim, como se sabe, tudo blablablá!

Leia também: