sábado, 28 de setembro de 2013

Dilma: quando a comédia e a tragédia se encontram


Na cartilha do marketing eleitoral, vale tudo: a lição mais recente, daquelas que causam a chamada "vergonha alheia", foi colocar a presidente Dilma Roussef por mais de uma hora interagindo com a sua paródia no twitter, a Dilma Bolada. Tudo devidamente registrado e oficialmente divulgado.

A receita: pegue uma presidente com fama de gerentona, sem nenhuma pitada de carisma e empatia, em baixa nas pesquisas, misture na panela um simpatizante engraçadinho, Jeferson Monteiro, que imita nas redes sociais os trejeitos estereotipados da "presidenta", adicione 1 kg de recursos públicos, mais uma dúzia de milicianos virtuais patrocinados com dinheiro do Estado, coloque em fogo brando e pronto! Sai um factóide prontinho para ser consumido pela imprensa chapa-branca.

A conta pessoal de Dilma Roussef no twitter estava inativa desde 2010, com quase 2 milhões de seguidores. "Eu voltei, voltei para ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar", anunciou a presidente em sua reestréia virtual, citando trecho da música "O Portão", de Roberto Carlos, de quem Dilma se diz fã. Por sorte os internautas foram poupados do verso "Meu cachorro me sorriu latindo!".

Mas o rebanho de jornalistas domesticados, militantes e seguidores cooPTados estava a postos, destilando o ódio de praxe em 140 toques. O twitter @23pps foi dos mais críticos sobre a armação marqueteira, provocando reações diversas e extremas: do ataque nonsense de apoiadores como o ator José de Abreu, o Nilo do lixão de novela Avenida Brasil, à marcação de tweet favorito do escritor Paulo Coelho, para seus mais de 8 milhões de seguidores.

Entre outras amenidades e tentativas de fazer graça, Dilma Roussef comentou reportagem da revista "The Economist", que atacou a política econômica do governo, retuitou sua alter-ego digital, que chamou a publicação britânica de "The Recalconomist", e fez comentários auto-elogiosos sobre o Programa Mais Médicos e o episódio de espionagem americana.

O tweet final foi sobre o suposto passeio de moto que Dilma teria feito em Brasília, na mais inverossímil vibe de "rebelde sem causa", que teria "vazado" na imprensa (e tem gente que acredita...). Dilma Roussef respondeu à Dilma Bolada: "Sim & me diverti pra valer. Será que vc tem carteira pra dirigir moto? Se tiver, da próxima vez, podemos atuar no 8º Velozes e Furiosas".

Uau, que presidente mais humana, gente! Que fofa essa Dilminha (#sqn)! Mais fake, impossível!

Eis o nível do governo do PT no Brasil: a comédia @diImabr encontra com a tragédia @dilmabr e as duas brincam de BFFs no twitter. #SOCORRO

Mas já não bastava o Tiririca original? RT @folha_poder Dilma volta ao Twitter, faz piada e rebate "The Economist". (leia

Dilma é a nova Tiririca da política brasileira! Brasil: pior do que está, fica! Presidente vira paródia de si mesma! (leia)

De volta ao Twitter, presidente conversa com Dilma Bolada (leia@estadao Quando o ridículo supera todas as expectativas...

Será que o Obama invadiu o twitter oficial da @dilmabr? Ou o marqueteiro do PT João Santana lançou de vez a presidenta Easy Rider? #mistério

Desaprovação à saúde no governo Dilma sobe para 77% (leia). Enquanto isso, @dilmabr brinca no twitter @padilhando pra gente!