quarta-feira, 25 de abril de 2012

Soninha quer operacionalizar corredores de ônibus

A pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, segunda convidada da Rádio Iguatemi na série de entrevistas com os pré-candidatos, destacou a importância de operacionalizar os corredores de ônibus na cidade, gerando novos eixos: “É preciso planejar melhor os corredores de ônibus. Não adianta só isolar os ônibus dos carros nas ruas". A declaração foi feita durante entrevista concedida na tarde de terça-feira (24), ao comunicador João Ferreira e ao jornalista Anderson França.

Durante o Programa João Ferreira, a ex-vereadora enfatizou que o transporte coletivo deve ter preferência sobre o transporte individual. Ela também analisou as tentativas de resolver os problemas do trânsito de São Paulo nas administrações passadas.

"O Fura-fila (Expresso Tiradentes) é uma boa idéia, mas não precisaria ter sido feito como transporte suspenso, se no final iria ser um corredor de ônibus. Os corredores são interessantes, o transporte coletivo deve ter preferência sobre o transporte individual. Mas se o corredor for mal planejado, ele vira um transtorno no trânsito, eles congestionam também."

Sobre a desigualdade na ocupação urbana na capital paulista, Soninha afirmou que é preciso "lembrar o quanto isso é determinante na vida das pessoas. As pessoas precisam morar perto de onde trabalham, ou então ter opções de transporte eficientes. Não dá para alguém ficar duas, três horas dentro de um ônibus todos os dias."

O sistema de saúde paulistano também foi abordado na entrevista. "Hoje em dia, temos muito mais equipamentos de saúde. Alguns prédios são muito bem equipados, e faltam operadores. Ou então, falta um parafuso e tem que fazer licitação para a compra de peças de reposição. A estrutura que temos é mal utilizada."

Soninha propõe um sistema de saúde baseado no conceito da medicina familiar, e que dê maior orientação aos pacientes que recebem atendimento na clínica geral. "É preciso ao menos encaminhar as pessoas corretamente, não apenas mandar a pessoa embora com um papel na mão e dizer: se vira."

A pré-candidata do PPS também afirmou que -se eleita – vai fortalecer a economia na periferia de SP, gerando incentivos para as áreas de Educação/Cultura e criando mecanismos para a criação de empregos nas regiões menos favorecidas.

(Anderson França - Central Iguatemi de Jornalismo)