sexta-feira, 7 de maio de 2010

Craque Ademir da Guia festeja 50 anos no futebol

O maior ídolo de todos os tempos do Palmeiras, Ademir da Guia, completa 50 anos de futebol com uma grande festa neste sábado, 8 de maio, às 14h, no Pacaembu.

O jogo do cinquentenário do "Divino" reunirá grandes nomes do futebol atual e do passado, além de contar com a participação de uma equipe de celebridades. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível. Também há convites disponíveis na sede do partido (Rua Dona Germaine Burchard, 352 - ao lado do Parque da Água Branca).

Ademir da Guia nasceu no Rio de Janeiro em 3 de abril de 1942. Começou a carreira em 1960 no Bangu e foi titular absoluto do Palmeiras por mais de dezesseis anos. É o recordista de partidas pelo Verdão, com 901 aparições.

Considerado pela crítica como um dos melhores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos, pela classe com que jogava, herdou o apelido de seu pai, o zagueiro Domingos da Guia, e passou a ser chamado de "Divino".

Também é tido como um dos craques mais injustiçados da história do futebol brasileiro, pois durante toda a sua longa carreira foi convocado apenas 14 vezes para a Seleção, e disputou apenas uma partida em Copas do Mundo, a de 1974, quando o Brasil já estava desclassificado, na disputa pelo 3º lugar contra a Polônia.

Ademir da Guia já foi vereador da cidade São Paulo, eleito pelo PC do B. Está filiado no PPS desde o ano passado e é pré-candidato a deputado estadual.