terça-feira, 4 de maio de 2010

Frente Parlamentar de Cooperativismo Paulistano

O líder do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, Professor Claudio Fonseca, dá um importante passo para o fortalecimento do cooperativismo na cidade ao lançar nesta quarta-feira, dia 5 de maio, às 9h, a “Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulistano – Frencoop”, evento que será realizado no Salão Nobre da Câmara.

A criação da Frente ocorreu após a votação unânime pelo Plenário da Câmara ao Projeto de Resolução 35/09, de autoria do vereador, em 2 de dezembro de 2009.

“A Frente objetiva incentivar o cooperativismo no município, resgatando os valores da solidariedade, confiança e ajuda mútua, promovendo ainda o desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguindo os princípios gerais do cooperativismo internacional”, disse Claudio Fonseca.

Segundo o parlamentar, as ações da Frencoop serão desenvolvidas em paralelo com a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e com a Frencoop Paulista e a Frencoop Nacional.

Números

O setor cooperativista nacional fechou o ano de 2008 com 7,6 mil cooperativas legalizadas, 7,8 milhões de cooperados e 254 mil empregados (colaboradores). O faturamento anual do sistema cooperativista brasileiro foi de R$ 84,9 bilhões, um aumento de 18% em relação ao faturamento de 2007, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB.

Estimativas de organizações do setor apontam existirem cerca de 3 milhões de cooperados no Estado de São Paulo e mais ou menos 1,5 milhão na cidade de São Paulol sobretudo nos ramos cooperativistas do trabalho, crédito, transporte, habitação, saúde, educação e turismo.