terça-feira, 4 de maio de 2010

Soninha lidera em SP entre formadores de opinião

A ex-vereadora e pré-candidata do PPS, Soninha Francine, lidera a disputa para o Senado Federal por São Paulo entre o chamado público "formador de opinião". É o que revela o Datafolha, após realizar pesquisa entre os leitores da Folha de S. Paulo.

Este ano serão disputadas duas vagas ao Senado. Os leitores da Folha escolheram Soninha (PPS) com 28%, seguida por Marta Suplicy (PT) com 24% das citações. Romeu Tuma (PTB), aparece com 17%; Gabriel Chalita (PSB), com 14%; Aloysio Nunes (PSDB), com 9%; Orestes Quércia (PMDB), com 8%; Netinho de Paula (PCdoB), com 5%; e Ricardo Young (PV), com 2%. São 21% os leitores que afirmam votar em branco ou nulo, e 14% declaram-se indecisos.

Governador e presidente

Apesar de ter sido lançada pelo PPS pré-candidata ao Governo de São Paulo, é para o Senado Federal que Soninha tem despontado nas pesquisas. Pelo menos essa é a regra estabelecida pelo Datafolha, que decidiu descartar Soninha para governadora.

Pesquisa realizada junto a leitores do jornal Folha de S. Paulo revela que quando apresentados candidatos ao governo paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece na liderança com 49% das intenções de voto; Aloizio Mercadante (PT), com 16%; Paulo Skaf (PSB) com 5%; Celso Russomano (PP) com 3%; Fábio Feldman (PV) com 2%; e Ivan Valente (PSOL) também com 2%. Os que votam em branco ou nulo, são 13% dos leitores, e indecisos 11%.

Para presidente, José Serra (PSDB) teria 54% dos votos se as eleições fossem hoje, contra 18% de Marina Silva(PV) e 15% de Dilma Rousseff (PT), empatadas tecnicamente. Dos leitores, 8% afirmam que votariam em branco ou nulo, e 5% não souberam responder.