terça-feira, 20 de outubro de 2009

Juiz decreta cassação de 13 vereadores paulistanos

A Câmara de São Paulo reinicia a semana de plenário nesta terça-feira com uma informação bombástica: o juiz Aloísio Sérgio Rezende da Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, determinou a cassação dos mandatos de 13 dos 55 vereadores paulistanos.

Além de excluídos da Câmara Municipal, em primeira instância, os vereadores foram condenados a uma inelegibilidade de três anos. O magistrado acatou parcialmente pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral. Será que vai terminar em pizza?

Os procuradores acusaram 29 vereadores de receber R$ 6,5 milhões em contribuições eleitorais ilegais da AIB (Associação Imobiliária Brasileira). Por não objetivar o lucro, a entidade não poderia fazer doações.

Mais que isso, as doações da AIB teriam sido uma forma de o setor imobiliário driblar a legislação eleitoral - que proíbe a contribuição de sindicatos - e ocultar os verdadeiros responsáveis pelo dinheiro ofertado, no caso o Secovi, o sindicato da categoria.

Dos 29 denunciados, foram condenados inicialmente 13. Outros 4 foram absolvidos. Faltam 12, sendo 7 - estranhamente - do PT. Será que vão estourar novas bombas por aí? Ou tudo não passa do estalo de biribinhas?

Foi decretada a cassação dos seguintes vereadores:

1. Adilson Amadeu (PTB)
2. Adolfo Quintas Neto (PSDB)
3. Carlos Alberto Apolinário (DEM)
4. Carlos Alberto Bezerra Júnior (PSDB)
5. Cláudio Roberto Barbosa de Souza (PSDB)
6. Dalton Silvano do Amaral (PSDB)
7. Domingos Odone Dissei (DEM)
8. Gilson Almeida Barreto (PSDB)
9. Marta Freire da Costa (DEM)
10. Paulo Sérgio Abou Anni (PV)
11. Ricardo Teixeira (PSDB)
12. Ushitaro Kamia (DEM)
13. Wadih Mutran (PP)