sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aliados de Lula X Aliados de Serra: nenhum fair play

Em uma semana marcada pela polêmica da cassação e possível afastamento (pra quem acredita em duendes) de pelo menos 13 vereadores paulistanos, a imprensa - que só aparece na Câmara Municipal quando estoura um desses escândalos - acabou presenciando um bate-boca entre aliados de Lula e aliados de Serra.

A discussão entre a bancada do PSDB e o ex-tucano Gabriel Chalita, que trocou a legenda da social-democracia pelo PSB, caiu no colo do partido-satélite do PT e passou a ser um crítico contumaz do governador José Serra, agitou a sessão desta quinta-feira, 22/10.

A saída do vereador Gabriel Chalita do PSDB e a recente decisão do partido de pedir na Justiça o mandato do tucano gerou o bate-boca que dominou os debates entre as 15h30 e as 17h30 desta quinta-feira na Câmara de São Paulo. O inusitado da história: o vereador João Antônio, do PT, foi ao microfone defender Chalita, ex-adversário político.

Tucanos foram à tribuna para exigir o mandato de ex-secretário da Educação do governo Alckmin, enquanto a bancada do PT (que fazia oposição ferrenha à gestão de Chalita na Educação) defendeu o vereador tucano que migrou para o PSB, da base de sustentação lulista e possível apoiador da candidatura de Dilma Roussef para a Presidência da República (desde que resolvam o futuro do dom quixote Ciro Gomes).

O líder da bancada petista virou uma espécie de guru de Chalita, ex-queridinho de Geraldo e Lu Alckmin, nessa controversa decisão vira-casaca.

O tucano Floriano Pesaro subiu à tribuna para questionar Chalita, que durante a manhã deu entrevistas com duras críticas a José Serra e ao PSDB, partido do qual se desligou em troca de uma vaga para disputar o Senado Federal pelo PSB.

"Gabriel Chalita sai do partido e quer se manter como vereador na legenda do partido. É muito difícil. Conhecendo os princípios do vereador Chalita, sei que ele próprio defenderia sua renúncia ao cargo", afirmou.

Chalita falou logo em seguida, para rebater o colega. "Eu não vou discutir com Floriano porque ele fala em nome do chefe dele. O presidente do partido disse que estão pedindo o meu mandato por causa das minhas críticas ao governador José Serra", afirmou.

Para outro tucano, o vereador Gilberto Natalini, o colega Chalita errou ao criticar em público o governador Serra, a maior liderança do PSDB. O vereador Domingos Dissei (DEM) pediu aos tucanos e democratas para "não cair no jogo do PT".

Jogo, ao que parece, sem regras e sem nenhum "fair play".