sábado, 25 de agosto de 2018

Onda #BolsonaroNão tenta sensibilizar eleitor brasileiro



Até quem apostava que a intenção de voto no presidenciável Jair Bolsonaro era um fenômeno passageiro, e que a candidatura do nanico PSL desidrataria naturalmente com a proximidade das eleições, já começa a ficar com a pulga atrás da orelha: apesar da boçalidade, do despreparo e da truculência, Bolsonaro parece cativar uma parcela significativa do eleitorado e já ter cristalizado um percentual de votos suficientes para levá-lo ao 2º turno.

Contra essa onda bolsonarista nas redes sociais, ganharam destaque nesta semana duas intervenções artísticas que atacam principalmente o radicalismo e as manifestações machistas e racistas típicas deste personagem midiático - aliás, alguns dos principais motivos para a metamorfose deste parlamentar até então inexpressivo num dos favoritos para chegar à Presidência do Brasil. Um "mito", como intitulam seus seguidores. Que a imprensa faça seu mea-culpa.

O #ProgramaDiferente apresenta dois destes clipes que, na contramão do fenômeno, aderiram à onda do #BolsonaroNão: os clipes do Rapper Sagat B, nome artístico do carioca Fábio da Hora Serra, ex-traficante, presidiário por 12 anos e duas balas alojadas no corpo, que gravou "Bolsonaro Racista, Bolsonaro Intolerante", e uma paródia de "Bad Romance", de Lady Gaga, transformado em "Bolsonaro Não" pela drag queen Sarah Mitch, cuiabana que produzia seus vídeos para a internet e ganhou fama ao participar do programa "Amor e Sexo", apresentado por Fernanda Lima na Rede Globo. 

Também revisita um clipe satírico com a polêmica história de Jair Bolsonaro, contada através de uma paródia de "Faroeste Caboclo", da Legião Urbana, criada e produzida pelo Portal BHAZ, de Belo Horizonte. É imperdível. Vale cada minuto da sua audiência.

Então, assista aqui:

"Bolsonaro Racista, Bolsonaro Intolerante", do Rapper Sagat B

"Bolsonaro Não", da drag queen Sarah Mitch

"Faroeste Caboclo: Jair Bolsonaro", do Portal BHAZ