terça-feira, 21 de agosto de 2018

Morre Otavio Frias Filho, dono da Folha de S. Paulo



Morreu aos 61 anos nesta terça-feira, 21 de agosto, Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal Folha de S. Paulo. Mentor do "Projeto Folha", que modernizou o jornalismo brasileiro na década de 1980, ele foi vítima de um câncer originado no pâncreas. À frente do jornal por 34 anos, Otavio fez da Folha o maior e mais influente jornal do Brasil, líder em circulação e em audiência, além de referência no jornalismo apartidário, pluralista, crítico e independente.

Vale rever o #ProgramaDiferente especial sobre os 95 anos da Folha de S. Paulo, exibido em abril de 1996 por ocasião do Dia do Jornalista. Naquele ano em que um filme sobre jornalismo ("Spotlight - Segredos Revelados") ganhou o Oscar de Melhor Filme, o momento foi oportuno para refletir sobre a qualidade da nossa imprensa, sobre as novas tecnologias e o futuro do bom jornalismo.

Além da cobertura exclusiva do Encontro Folha de Jornalismo, um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira, realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som), foram entrevistados Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha; Sérgio Dávila, editor-executivo; Vera Guimarães Martins, ombudsman; Caio Tulio Costa, primeiro ombudsman da Folha (de 1989 a 1991); Eugênio Bucci, professor da USP e ex-presidente da Radiobrás no Governo Lula; Mario Sergio Conti, apresentador da GloboNews e colunista da Folha; Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha; Roberto Muylaert, presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) por nove anos, de 1986 a 1995; Dácio Nitrini, diretor de jornalismo da TV Gazeta de São Paulo; e Fernanda Torres, atriz e colunista da Folha e da Veja Rio.

Os nossos sentimentos e o reconhecimento do importante papel da Folha de S. Paulo e do jornalista Otavio Frias Filho na história do jornalismo, da política e da cultura brasileira. Assista.