segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A ideia "verde" que pode e deve amadurecer...

O trocadilho é inevitável, mas o assunto é sério. Se der certo, o desfecho pode ser surpreendente e o efeito tão positivo como foi a decisão de Marina Silva ao anunciar, em outubro do ano passado, que apoiaria a candidatura presidencial de Eduardo Campos, em uma "construção programática" da sua Rede Sustentabilidade com o PSB. Logo em seguida, o PPS também anunciou o apoio a essa coligação.

Agora, a novidade, que todos trabalham para concretizar, é a integração do PV a este projeto. Isso significaria um grande avanço na consolidação de um bloco alternativo e viável de poder, fora da polarização tradicional e desgastada entre PT e PSDB. Além de ser uma reaproximação memorável de Marina com o Partido Verde.

Seria ainda um reencontro de forças históricas na luta pela democracia no país, sensíveis às manifestações e demandas populares, que buscam juntas uma "nova política" em defesa de uma sociedade sustentável (no aspecto econômico, social e ambiental) e na defesa da ética, das instituições democráticas e dos princípios republicanos. 

Em São Paulo está se formando uma frente democrática para reproduzir o que já foi iniciado em âmbito nacional por PSB, Rede, PPS e PPL, que é um debate aberto com a sociedade, seja por meio de movimentos organizados ou da participação espontânea de cidadãos, nas redes e nas ruas, para discutir os novos rumos que desejamos para o país.

Marcado pelo espírito suprapartidário e pelo resgate do "sonho roubado" pelo PT, a intenção do movimento é formular uma nova proposta para São Paulo e para o Brasil, protagonizado não mais pelo falso "novo", mas de fato pela população que clama por mudanças e não reconhece nos atuais mandatários e partidos políticos uma representação digna e legítima dos seus anseios.

Com o aval das suas direções nacionais e estaduais, representantes do PSB, da Rede e do PPS, reproduzindo a coligação nacional em torno de Eduardo Campos e Marina Silva, ampliada a partir de São Paulo pelo PV, que apresentou as pré-candidaturas do médico e ambientalista Eduardo Jorge à Presidência da República e do vereador Gilberto Natalini ao Governo do Estado, iniciaram essa discussão programática com a sociedade.

O primeiro encontro aberto com este objetivo está marcado para segunda-feira, dia 24 de fevereiro, às 19h, no Sindicato dos Padeiros (Rua Major Diogo, 126, Bela Vista)

Participam da organização do movimento, entre outros, Luiza Erundina (PSB), Walter Feldman (PSB/Rede), Marcio França (PSB), Ricardo Young (PPS/Rede), Gilberto Natalini (PV), Eduardo Jorge (PV), Pedro Dallari (PSB), João Paulo Capobianco (Rede), Antonio Claudio Mariz de Oliveira (PSB), Célio Turino (Rede), Bazileu Alves Margarido (Rede), Muna Zeyn (PSB), Rosana Chiavassa (PSB), Mara Prado (Rede), Marcela Moraes (Rede), Arnaldo Juste (PV) e Maurício Huertas (PPS/#Rede23). 

Leia também:

Ao PPS, Campos afirma que ele e Aécio estarão juntos no 2º turno

Como fazer política diante do descrédito do povo? 

São Paulo entre PT, PSDB e uma nova alternativa

A sustentabilidade é a releitura do socialismo?

O "pós-PT" em ritmo de frevo com Eduardo Campos

Líder? Que líder? Será o fim da velha política?

BRASIL VAI ÀS RUAS E FAZ HISTÓRIA

"Pós-PT": as chances de Marina e Eduardo Campos