terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Movimento suprapartidário realiza 1º encontro em SP

Foi um sucesso o 1º encontro aberto para debater os novos rumos que desejamos para São Paulo e para o Brasil, convocado por representantes do PSB, da Rede, do PPS e do PV e realizado na noite desta segunda-feira (24), com auditório superlotado no Sindicato dos Padeiros, na Bela Vista.

O objetivo é discutir e promover uma "nova política" em busca de uma sociedade sustentável (no aspecto econômico, social e ambiental) e na defesa da ética, das instituições democráticas e dos princípios republicanos.

A partir destas reuniões abertas para a sociedade, seja por meio de movimentos organizados ou da participação espontânea de cidadãos, nas redes e nas ruas, serão estabelecidas diretrizes temáticas e programáticas, possibilitando a ampliação deste novo bloco democrático para além da polarização tradicional da política.

Da musa dos "rolezinhos", a menina Yasmin Oliveira (foto), com apenas 15 anos, destaque na Veja e no Fantástico, que tem mais de 120 mil seguidores nas redes sociais e mora na favela do Paraisópolis, à deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina, passando pelos juristas Miguel Reale Júnior e Antonio Claudio Mariz de Oliveira, o movimento vem crescendo e se consolidando.

Iniciativa semelhante acontece em âmbito nacional na "construção programática" da coligação que apóia Eduardo Campos e Marina Silva, ampliada em São Paulo pelo PV, que apresentou as pré-candidaturas do médico e ambientalista Eduardo Jorge à Presidência da República e do vereador Gilberto Natalini ao Governo do Estado, ambos atuantes nesta frente suprapartidária.

Pelo PSB, além de Luiza Erundina (assista), estiveram presentes ao 1º encontro, entre outros, o vereador Eliseu Gabriel, o dirigente Paulo Matheus, o ZP, representando o presidente estadual do partido, deputado Marcio França, lideranças expressivas como Muna Zeyn, Rosana Chiavassa e o deputado federal Walter Feldman, ex-PSDB, fundador da Rede Sustentabilidade e que acompanhou Marina Silva na filiação transitória ao partido de Eduardo Campos.

Pela Rede Sustentabilidade, marcaram presença e se manifestaram militantes, dirigentes locais e nacionais como Célio Turino, Bazileu Margarido, Marcela de Moraes, João Paulo Capobianco, Mara Prado, José Gustavo Barbosa, Acauã Rodrigues dos Santos, Rose Losacco e Carlos Buzolin, entre outros.

Pelo PPS, o vereador Ricardo Young, os ex-vereadores Claudio Fonseca e Soninha Francine, o presidente paulistano Carlos Fernandes, dirigentes nacionais como Ulrich Hoffmann, Helena Werneck e Maurício Huertas, além de filiados e dirigentes paulistas e paulistanos.

O 2º encontro aberto deste movimento suprapartidário já está marcado para o dia 20 de março, quinta-feira, às 19h, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Rua Genebra, 25, centro, ao lado da Câmara Municipal).

Neste 2º encontro serão debatidos dois temas, com propostas para suas respectivas soluções: "Crise Econômica", apresentado pelo professor e economista Eduardo Gianetti da Fonseca, consultor de Marina Silva e Eduardo Campos, e "Caos Urbano", pelo engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário de Serviços e Obras e de Transportes na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1992) e idealizador do projeto "Tarifa Zero".

Os próximos temas serão definidos pelos próprios participantes do encontro de 20 de março. Divulgaremos oportunamente a agenda de reuniões que ocorrerão na capital e no interior do Estado, bem como as opções e ferramentas para participação (presencial e virtual), e para o encaminhamento de ideias e propostas.

Leia mais:

A ideia "verde" que pode e deve amadurecer...

Como estimular a participação do jovem na política

São Paulo entre PT, PSDB e uma nova alternativa

Dando um rolê na mídia sobre os "rolezinhos"