quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vereador Ricardo Young comenta retorno do recesso

O vereador Ricardo Young (PPS) fez um relato da primeira atividade da Câmara Municipal de São Paulo no retorno do recesso de julho, o chamado "colégio de líderes", que reúne representantes de todas as bancadas para definir a pauta da semana. Nesta terça-feira, especialmente, ficou estabelecido um acordo para aprovação de quatro projetos por vereador no semestre. Projetos de autoria coletiva (pelo menos quatro vereadores proponentes) estão fora do acordo e também serão pautados para votação.

Leia o relato de Young:

Após um mês de recesso das atividades legislativas, os parlamentares ainda aparentaram um certo clima de férias no retorno ao Colégio de Líderes, na tarde de hoje. Com um atraso de vinte minutos, o encontro começou depois de os vereadores se cumprimentarem, receberem do vereador e pastor da Igreja Universal, Jean Madeira (PRB), um exemplar da biografia de Edir Macedo, e verem o presidente, José Américo (PT), chegar à Sala Tiradentes com óculos escuros pendurados na camisa.

Na prática da política propriamente dita, a sensação era a mesma do primeiro semestre: dos doze projetos de lei encaminhados para discussão até a próxima quinta, sete deles são de autoria do Executivo. A priorização de propostas feitas pelo governo foi intensa nos seis primeiros meses de 2013. E parece que continuará a ser recorrente.

Ao sugerir o adiamento da votação de projetos da Prefeitura por um período de alguns meses, Floriano Pesaro (PSDB) foi respondido por Arselino Tatto (PT), líder do governo na Câmara. “Joga pra março do ano que vem”, ironizou. “Adiar propostas do governo é impossível. Vamos intercalar com os projetos dos vereadores”, concluiu Tatto.

Para além do chamado “rolo compressor” do prefeito, deve-se também analisar a relevância do que os vereadores propuseram. Os projetos de lei de parlamentares para essa semana contemplam apenas condecorações, pequenas mudanças em leis já existentes e um inusitado pedido de Jair Tatto (PT) para a criação da Frente Parlamentar pela promoção da Jornada Mundial da Juventude 2013. O Papa, entretanto, já está na Itália.

Solidez

Entre os poucos momentos produtivos da reunião, o vereador Ricardo Reis (PT) pediu atenção para as questões educacionais da cidade. Presidente da Comissão da Educação, ele requisitou que se dê mais importância às audiências públicas que abordam o tema, atualmente pouco frequentadas.

O vereador Ricardo Young (PPS) pediu também um olhar mais cuidadoso com o projeto que sugere a inserção da educação sobre sustentabilidade nas escolas da rede municipal, de autoria do vereador Dalton Silvano (PV). “Precisamos ajustar esse tema de forma transversal no ensino público, de forma a beneficiar a sociedade com o entendimento da matéria de forma prévia”, afirmou Young.