terça-feira, 18 de setembro de 2012

Soninha é, de novo, mais sincera e direta no debate

A 20 dias do primeiro turno das eleições municipais, a candidata Soninha Francine, da Coligação "Um Sinal Verde para São Paulo", deu mais um show de informação e honestidade no debate promovido pela TV Cultura, jornal O Estado de S. Paulo e Youtube.

Logo no primeiro bloco do debate, o mediador Mario Sergio Conti surpreendeu ao perguntar a cada participante a avaliação sobre o atual líder nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PRB, Celso Russomanno.

Um a um, Levy Fidelix (PRTB), José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB) evitaram entrar no mérito da pergunta. Os candidatos do PT, PMDB e PSDB preferiram dizer que ainda não há nada definido sobre o resultado dessa eleição e que os eleitores ainda estão analisando as propostas dos candidatos.

"Não me sinto à vontade para analisar a trajetória de um candidato com o qual estou disputando", disse Serra. "Muita coisa vai acontecer, coisas que o candidato têm proposto vão ser analisadas da mesma maneira que sua biografia", completou o tucano.

O petista Haddad foi na mesma linha e disse que a pergunta pressupõe que "as coisas não vão evoluir", mas que o eleitorado ainda vai se informar sobre as propostas dos candidatos nos próximos dias. "Eu penso que há um sentimento de mudança na cidade", afirmou. Chalita reforçou: "o eleitor não definiu nada ainda".

Críticas

A primeira a falar diretamente sobre o perfil de Russomanno foi Soninha Francine (PPS), destacando que Russomanno teve exposição em TV aberta durante muito tempo e foi "o grande paladino do consumidor". Além disso, a candidata afirmou que Russomanno foi "subestimado" pelos demais candidatos e se viu livre das "trocas de farpas". Concluiu que, diante da saturação do eleitor com a polarização PTxPSDB, ela é a melhor opção para enfrentá-lo.

Paulinho da Força (PDT) afirmou que Russomanno votou contra o interesse do povo no Congresso Nacional. "Não entendo uma pessoa que faz o que você faz. Parece que tem duas caras", alfinetou.

Carlos Giannazi (PSOL) também criticou o candidato do PRB e disse que Russomanno é um "filho bastardo do lulopetismo e do populismo conservador de São Paulo", usando expressão do filósofo Vladimir Safatle. "É também um produto da falência do rebaixamento político que nos estamos vivendo", disse Giannazi, afirmando que Russomanno tem "propostas altamente duvidosas, como a verticalização das creches".

Contradições

Também foi Soninha a primeira a criticar a nomeação de Marta Suplicy (PT) para o Ministério da Cultura em troca do engajamento dela na campanha de Fernando Haddad, além da ingerência de Lula na escolha do candidato petista.

Preterida pelo PT na disputa à prefeitura paulistana após intervenção do ex-presidente, Marta resistia em apoiar Haddad.

Foi Soninha, também, a mais preocupada em divulgar suas propostas para a cidade de São Paulo.

Acompanhe alguns momentos do debate pelo twitter:

Estadao ‏@Estadao
Soninha promete continuar a ser 'diferente' se eleita #debatesp

Rádio Estadão ESPN ‏@estadaoespn
Soninha em sua manifestação convida o eleitor a mandar as perguntas para o seu site www.soninha.com.br

Estadao ‏@Estadao
Para Soninha, tema do mensalão foi evitado porque 'muito candidato é vulnerável' #debatesp

Fernando Rodrigues ‏@FR_BSB
Waaal... RT @mauriciostycer Melhor resumo do debate: João Sayad, presidente da TV Cultura, jogando tetris no celular.

Fábio Zambeli ‏@fzambeli
Termômetro do debate: até agora nenhum pedido de direito de resposta. Ao contrário dos encontros anteriores. #debatesp

Política Estadão ‏@EstadaoPolitica
#debatesp Soninha: É preciso pensar a questão do meio ambiente em relação ao consumo.

Estadao ‏@Estadao
Soninha sobre homofobia: 'Escola, além de português e matemática, deve ensinar respeito' #debatesp

Política Estadão ‏@EstadaoPolitica
#debatesp Soninha: É preciso promover o respeito às diferenças nas escolas

Fábio Zambeli ‏@fzambeli
Soninha traz o "kit-gay" ao debate e cita o MEC. Haddad, ex-ministro da pasta, meio que desperta no palco. Estava disperso. #debatesp

Leo Milani ‏@Leo_mMilani
#debatesp : russomano mostrou ter caído de paraquedas e, fora soninha e gianazzi, os outros mostraram-se os velhos modelos de político...

Leo Milani ‏@Leo_mMilani
@SoninhaFrancine sem idealismos vazios, sem mirabolâncias: Soninha mto bem no Debate!! Adorei suas linhas de argumentação!!

Ad Ferrera ‏@adferrera
Meu voto para prefeita de SP, a pessoa mais preparada, na minha opinião, para governar e mudar São Paulo> SONINHA 23 @SoninhaFrancine

Veja também:

Debate tem "pergunta surpresa" e "momento aerotrem"