A candidatura de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo pelo PPS foi oficializada neste sábado, 23 de junho, em clima de festa, durante convenção que reuniu cerca de 1.000 pessoas na Câmara Municipal, teve a marca da sustentabilidade e anunciou o lançamento de 110 candidatos (77 homens e 33 mulheres) ao Legislativo paulistano.
Recebida no plenário ao som de "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd, tocada ao vivo por uma banda, Soninha falou das suas propostas para a cidade, apresentou-se como a melhor alternativa nesta eleição e até cantou "Agora só falta você", de Rita Lee.
“Um belo dia resolvi mudar/ E fazer tudo que eu queria fazer (...) Em tudo que eu faço/existe um por que (...) E fui andando sem pensar em voltar/ e sem ligar pro que me acontecer (...) Um belo dia vou lhe telefonar/ pra lhe dizer que aquele sonho cresceu/ No ar que eu respiro/ Eu sinto prazer/ de ser quem eu sou/de estar onde estou/Agora só falta você”.
Assista aqui reportagem no SPTV, da Rede Globo.
Os filiados e candidatos do PPS (Partido Popular Socialista) aprovaram por aclamação a coligação com o PMN (Partido da Mobilização Nacional) na chapa formada por Soninha Francine (PPS) à Prefeitura e Lucas Albano (PMN) para vice-prefeito.
Também integram a coligação "Um Sinal Verde para São Paulo" apoiadores de Marina Silva nas eleições presidenciais de 2010, que acompanharam a ex-senadora na saída do PV e estão representados, por exemplo, na candidatura a vereador de Ricardo Young, estabelecendo um pacto, a partir de São Paulo, para a consolidação do "Movimento por uma Nova Política" e da construção de uma via alternativa para o Brasil.
Esse pacto é proposto exatamente no momento em que PPS e PMN também buscam a formatação de uma nova organização política, mais aberta, transparente, democrática, renovada, sensível aos anseios da sociedade e que supere o atual modelo ultrapassado e desacreditado de política-partidária.
Ambos entendem que para concretizar a proposta deste "Sinal Verde para São Paulo" será essencial somar esforços e agregar o máximo de gente bem intencionada e disposta a transformar para melhor a cidade e o país.
Por isso, anunciam esta coligação emblemática e elaboram em conjunto um plano de governo para a Prefeitura de São Paulo - que serve de modelo para outros municípios -, marcados pelo comportamento ético de seus candidatos e comprometidos com o desenvolvimento justo e sustentável, além de estabelecerem princípios para uma gestão transparente e participativa.
Também prestigiaram a convenção do PPS paulistano, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto (PSD); o deputado federal e presidente nacional do PPS, Roberto Freire; o secretário de Gestão Pública do Estado e presidente do PPS paulista, deputado Davi Zaia; o deputado federal Arnaldo Jardim; o candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, deputado estadual Alex Manente; o deputado federal Roberto Lucena (PV-SP) e a presidente nacional do PMN, Telma Ribeiro dos Santos.
Prefeita e vice
O que essa coligação pretende é dar voz à parcela significativa da população que tem mandado nas urnas, nas redes sociais e nas ruas o seu recado de descontentamento contra a mesmice da política e tem o desejo sincero de transformar o mundo e a comunidade onde vive.
A jornalista Sonia Francine Gaspar Marmo, 44 anos, foi vereadora de São Paulo eleita pelo PT em 2004, candidata à Prefeitura pelo PPS em 2008 e subprefeita da Lapa. O advogado Lucas Albano Ribeiro dos Santos, 62 anos, é presidente estadual do PMN paulista e foi candidato a senador (2002), deputado federal (2006 e 2010) e vice-prefeito (2008).
Para os adeptos da "Nova Política", outras duas inovações simbólicas: a peticipação de um jovem de 14 anos, o estudante Guilherme Cortez, que há um ano mantém um blog sobre política e representa verdadeiramente o "novo" (e a qualidade independe da idade), em oposição ao candidato petista que se apresenta como novidade tendo Maluf, Collor, Sarney e os mensaleiros no palanque; e o hino nacional interpretado apenas com sons vocais por Borracha Beat Box e o grupo Perseptom.
Houve ainda a participação de dois grupos de percussão formados em organizações sociais que trabalham com jovens de comunidades carentes e produzem seus instrumentos musicais a partir de sucata.
Arte na Lata
O grupo Arte na Lata, cujo significativo slogan é "batendo na lata para não apanhar na vida", é composto por crianças e adolescentes oriundos do Jardim Piratininga (IAPI), em Osasco. O projeto social fundado por Jotta Ribeiro, músico percussionista, oferece atividades diversas, sem nenhum apoio oficial do poder público.
O trabalho musical é desenvolvido por meio de instrumentos alternativos, reaproveitando materiais como tambores, diversos tipos de latas, colheres, chapas de raios-x, canecas, garrafas PET, canos de PVC, cabos de vassouras, sacolas plásticas e tampinhas de garrafas. Além disso, o grupo tira sons do próprio corpo, que se misturam aos outros instrumentos.
ProECO
O ProECO - Projeto Educacional de Conscientização e Orientação - apresenta por meio de 13 jovens alunos seu "Maracasamba", uma mistura de vários ritmos afro-brasileiros, como o maracatu pernambucano e o samba reggae baiano, através dos tambores, que traduzem a "linguagem percussiva universal".
De Santos, a ONG de caráter sócio-educacional e cultural, sem fins lucrativos, fruto de um projeto pedagógico construído coletivamente em escolas públicas, apresenta atividades extra-curriculares há 18 anos, despertando o interesse e o prazer pela escola e envolvendo a família no processo educativo. Sua missão institucional: "Envolver em uma ação integrada a escola, a família e a comunidade através de uma educação transformadora."
Rock dos anos 60
Outra apresentação especial que deu o tom musical à abertura da Convenção: o rock instrumental dos anos 60 com o grupo The Spark´s / The Jet Black´s, do baterista Edison Della Monica, pré-candidato a vereador pelo PPS.
Leia também:
Soninha Francine: "Existe um porquê..."
Entenda coligação "Um Sinal Verde para São Paulo"
Portal Terra: Soninha alfineta Haddad em lançamento de sua candidatura
Estadão: Soninha diz que 'Haddad tem que comer muito arroz com feijão para chegar lá'
Globo exalta Convenção do PPS que lançou Soninha em SP
UOL: Com críticas à aliança PT-Maluf, PPS lança Soninha à Prefeitura de São Paulo
Folha: PPS lança candidatura de Soninha, que diz ter experiência para comandar SP
Estadão: Soninha diz que Haddad tem de 'comer muito arroz e feijão'
Veja: Para Ricardo Young, esquerda tradicional morreu
UOL: PPS pega carona na 'onda verde' para lançar a candidatura de Soninha
Veja: Soninha oficializa candidatura à prefeitura de SP
R7: "Faz tempo que não temos uma eleição tão imprevisível em São Paulo"
G1: Convenção do PPS oficializa candidatura de Soninha em SP
Luis Nassif: Soninha é mais ela
R7: PPS lança candidatura de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo neste sábado
Carta Capital: Soninha lança candidatura
Estadão: Em evento 'verde', PPS lança candidatura de Soninha à Prefeitura de SP
Veja aqui o álbum completo da Convenção do PPS.