segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sindicato dos Padeiros lança livro póstumo de Rezk

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, presidido por Chiquinho Pereira, dirigente nacional do PPS e da UGT, lança o livro "Ruptura: anomia na civilização do trabalho", obra póstuma de Antonio Rezk, ex-deputado e militante histórico do PCB, o velho Partidão, que deu origem ao PPS.

Simultaneamente, o Sindicato promove debate político com o jornalista Moacir Longo e a viúva Elza Resk e exibe vídeo com a trajetória do autor, um dos maiores ativistas nas questões políticas e sociais do país, nesta segunda-feira (28), a partir das 18h.

“Ruptura: anomia na civilização do trabalho”, de Antonio Rezk (1933-2005), é organizado por Marilucia Meireles e Marco Aurélio F. Velloso, e editado pela Plena Editorial. O livro registra as reflexões desenvolvidas nos últimos 15 anos de vida de Rezk frente ao impacto da queda do muro de Berlim e da dissolução da União Soviética. Rico em análises e propostas, o livro trata da história do trabalho no mundo e no Brasil mesclando aspectos econômicos e sociais com teorias psicanalíticas.

Desde o início da década de 90, Rezk reuniu, em encontros e debates, intelectuais e companheiros de militância política para a troca de ideias sobre o novo cenário internacional. Desses encontros, inclusive, nasceu o Movimento Humanismo e Democracia (MHD), em 1992, marcado pela publicação de um manifesto considerado à época uma das primeiras leituras inovadoras do novo quadro político, econômico e social.

As grandes transformações que ocorreram no mundo, principalmente com o advento da globalização da economia e suas implicações no mundo do trabalho, levaram-no a se dedicar ao estudo e ao debate da questão, sobretudo o desemprego causado, entre outras razões, pela intensificação da aplicação da tecnologia na produção.

A trajetória de Rezk

Antonio Rezk desenvolveu intenso trabalho de organização comunitária no início dos anos 1970 e foi fundador de dezenas de associações de bairro em São Paulo, transformadas anos mais tarde em conselhos (municipal e estadual). Foi eleito vereador para a Câmara Municipal de São Paulo, em 1975, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e depois, em 1978, deputado estadual por dois mandatos consecutivos.

Com a redemocratização do país, participou ativamente da reorganização do PCB (Partido Comunista Brasileiro), e passou a integrar Comissão Executiva Nacional. Ocupou de 1987 a 1989 a presidência do Diretório Estadual do Partido em São Paulo.

Formado em Estudos Sociais, Rezk é autor de vários livros, entre eles A Cidade (1989) e a Revolução do Homem (2002). Além de ter participado da fundação do Movimento Humanismo e Democracia (MHD), do qual foi coordenador nacional, também participou da fundação do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (Ipso), do qual foi presidente. O escritor foi vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Instituto Astrogildo Pereira. e membro do conselho editorial da revista Novos Rumos.

Evento: Lançamento do livro “Ruptura: anomia na civilização do trabalho”; debate político; e exibição de vídeo.
Local: Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Data: segunda, 28 de maio
Horário: 18 horas
Endereço: Rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo