quarta-feira, 2 de maio de 2012

Soninha quer reformular corredores de ônibus

Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PPS defendeu mudanças para aperfeiçoar o transporte público na capital


Portal Band

Assista aqui trecho da entrevista ou ouça na íntegra.

A pré-candidata à prefeitura de São Paulo pelo PPS, Soninha Francine, defendeu a reestruturação do sistema de ônibus na cidade para melhorar o atendimento à população. Em entrevista a José Paulo de Andrade, Joelmir Beting, Salomão Ésper e Rafael Colombo, na Rádio Bandeirantes, ela sugeriu alterações na distribuição das linhas, especialmente em corredores de ônibus.

“O sistema de ônibus tem de melhorar sem muitos investimentos. Um exemplo básico é o corredor. Não adianta o ônibus ter pista exclusiva se eles se acumularem e andarem a 10 km/h”, explica.

Para ela, é preciso adotar o conceito de troncalização, reduzindo o número de linhas nos corredores, mas mantendo intervalos regulares. "Isso é algo que qualquer técnico em transporte conhece. Linha tronco é que funciona no corredor, e não qualquer ônibus. Senão eles se acumulam."

A pré-candidata também defendeu a implantação dos BRT (Bus Rapid Transit), que começam a ser implantados em algumas cidades-sede da Copa do Mundo. “Em vez de pagar a passagem na catraca, você paga na estação de embarque. Isso permite que todas as portas se abram de uma vez para a entrada do passageiro”.

Soninha também defendeu a ampliação das vagas em creches na cidade. “A prefeitura precisa criar uma forma de criar novas vagas, de forma que a mãe não precise desembolsar dinheiro para atender seus filhos”.

Ambulantes

Soninha defendeu uma nova regulamentação do comércio na cidade. “É preciso estabelecer regras, de verdade, para padronização de barracas e localização que não atrapalhe a circulação do pedestre e que não concorra com o comércio estabelecido”.

Segundo ela, a regulamentação tem de ser feita “com muito cuidado”. “O que é que pode vender, quem pode vender? Quem vende DVD pirata não vai ter permissão”.

Debate na Band em 2 de agosto

Soninha participará dos debates entre os candidatos a prefeito de São Paulo, que serão realizados pelo Grupo Bandeirantes. O primeiro está agendado para o dia 2 de agosto.

Band Eleições no dia 7 de maio

Além disso, na próxima segunda-feira (7 de maio), Soninha participa do programa Band Eleições, concedendo entrevista aos jornalistas da emissora em programa especial que vai ao ar por volta da meia-noite, logo depois do CQC.

Leia também:

Soninha afirma que se eleita saberá lidar bem com a Câmara