sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cidade que respeita diversidade, direitos e garantias

Em busca da tolerância, por mais qualidade de vida e pela igualdade de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros, sem preconceitos ou qualquer distinção por etnia, religião, idade, origem, gênero, orientação sexual etc., o PPS debateu nesta quinta-feira, 24 de maio, o tema "Diversidade, Direitos e Garantias".

Coincidentemente, a própria mesa dos trabalhos refletiu a diversidade (neste caso, religiosa) do PPS, composta por umbandista, católico, evangélico, judeu, budista e até por ateu, para a formulação do plano de governo da pré-candidata à Prefeitura Soninha Francine.

Desde a campanha anterior à Prefeitura, em 2008, Soninha Francine defende políticas públicas para as diferentes "populações", como define os setores que mais carecem da defesa de seus direitos e garantias: mulheres, LGBT, negros, idosos, jovens, indígenas, imigrantes. Para tanto, propõe promover ações para combater qualquer tipo de discriminação. Preparar os serviços públicos para prestação de serviços de qualidade e com foco nesses públicos. Garantir seus direitos universais com atenção a necessidades específicas.

Líder religioso, organizador da Marcha do Axé e autodeclarado "macumbeiro", Pai Guimarães D´Ogum, do Templo de Umbanda Estrela Guia, fez uma explanação em defesa da liberdade religiosa e ressaltou a importância da luta contra as injustiças, a marginalização e a exclusão social.

"Uma nova era, um mundo de liberdade de escolha religiosa, sem julgamentos étnicos, sexuais ou sociais", é o que prega o Pai Guimarães. "A possibilidade de assumir nossa fé sem medos, lutar para que este mundo saia da ilusão e torne-se real."

A defesa de um Estado laico, que garanta a livre escolha do cidadão, o respeito, a tolerância e a diversidade da população também foi pregada pelo pastor evangélico Marcos Miranda, da Igreja Brasil para Cristo.

O presidente municipal do PPS/SP, Carlos Fernandes, sempre relembra uma passagem histórica do escritor Jorge Amado, que, eleito deputado federal em 1945 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), que daria origem ao PPS em 1992, foi o autor da Lei da Liberdade de Culto Religioso na Constituinte de 1947. “PCB e PPS sempre defenderam a liberdade de religião”, destacou.

O advogado Ari Friedenbach falou sobre o Selo da Diversidade, programa que coordenou na Secretaria de Emprego do Estado: um certificado às empresas que tenham ações de "acolhimento da diversidade".

A iniciativa é simples: se uma empresa deseja se certificar junto ao programa, ela solicita às empresas qualificadoras, reconhecidas pelo governo, para que atuem no processo de certificação por meio de selos, um de Adesão e outro conhecido como Pleno.

As empresas que tiverem ações de inclusão social de por meio da diversidade, recebem o primeiro selo de Adesão e após o período de um ano, se as normas forem executadas corretamente, a empresa recebe o selo Pleno e é reconhecida pelo governo como "parceira da diversidade".


Último encontro temático

Na próxima quinta-feira, 31 de maio, será reaizado o 12º e último encontro temático do PPS antes da Convenção Eleitoral que vai oficializar a candidatura de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo, no dia 23 de junho, na Câmara Municipal, além de uma chapa completa de 83 candidatos (55 homens e 28 mulheres) ao Legislativo paulistano.

Todos os encontros têm transmissão online e posteriormente o conteúdo é disponibilizado nos meios de comunicação do partido. Reveja as fotos e os vídeos das principais apresentações.

Já foram abordados os temas Legislação Eleitoral; Subprefeituras; Mobilidade Urbana e Transporte; Educação; Meio Ambiente e Cidade Sustentável; Emprego, Renda e Desenvolvimento; Saúde; Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida; Habitação e Plano Diretor; Segurança Pública.

Os encontros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista).

31/5 - "Orçamento da cidade, democratização e fortalecimento do Poder Local" - Coordenação de Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.