quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A cena mais ridícula da semana

Deputados e senadores foram registrar apoio ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, que afirmou nesta terça-feira que "ainda tem muita confiança" no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ratificar o refúgio concedido a ele pelo governo brasileiro no início do ano.

Hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar em Brasília o julgamento do pedido de extradição de Battisti, feito pela Itália. Em seu país, ele é condenado à prisão perpétua por quatro homicídios ocorridos no fim da década de 1970, quando era membro da organização de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Que não se perca pela sigla recorrente.

No STF, após duas audiências, o placar está empatado: quatro ministros votaram a favor da extradição e outros quatro ratificaram o refúgio. Nesta quarta-feira o presidente da corte, Gilmar Mendes, deverá apresentar seu parecer.

Além disso, o Supremo definirá se sua posição é determinativa ou autorizativa. Neste último caso, o presidente Lula poderá ou não ratificar o entendimento dos magistrados.

A foto tirada na Penitenciária da Papuda, onde está detido Battisti, é mais uma dessas cenas ridículas que se (re)produzem na seara política, com personagens que adoram esse tipo de ação constrangedora: entre eles Eduardo Suplicy (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Coisas do mesmo nível do apoio do PT, há anos, aos sequestradores de Abílio Diniz e Washington Olivetto, para citar apenas dois exemplos. Ou das inúmeras fotos de Lula abraçado com o ditador venezuelano Hugo Chavez. Deplorável!