quarta-feira, 11 de junho de 2008

Band define regras para o primeiro debate em 2008

A direção de Jornalismo da Rede Bandeirantes convidou representantes de todos os partidos que terão candidatos à Prefeitura de São Paulo para a terceira reunião visando a cobertura das eleições municipais.

Foram agendados os debates que antecederão o primeiro turno do pleito eleitoral, nas datas de 31 de julho (o primeiro debate destas eleições na TV; o iG fará na Internet no dia 17/7) e 28 de agosto. No caso de haver segundo turno, outro em 8 de outubro.

A Band também está recebendo sugestões de temas para serem debatidos em reportagens e nomes de especialistas nos assuntos – pertencentes ou não aos quadros da legenda – para entrevistas durante a programação da rede.

Na reunião desta terça-feira estiveram em pauta o formato e as regras dos debates. A idéia apresentada pelo diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre (foto), é realizar um encontro com até seis candidatos (de acordo com o posicionamento nas pesquisas eleitorais).

Serão cinco blocos: o primeiro com uma única pergunta para todos os candidatos, formulada pela produção a partir de uma consulta aos telespectadores sobre o tema mais urgente da campanha. Os dois blocos seguintes terão perguntas com réplica e tréplica entre os candidatos. No quarto bloco as perguntas serão formuladas por dois jornalistas da emissora. O quinto e último bloco é reservado para as considerações finais dos prefeituráveis.

Além destes encontros da Band, já estão agendados pelo menos outros três debates: um da TV Gazeta, no dia 31 de agosto, e outros dois da Rede Globo (o último debate tanto do primeiro quanto do segundo turno das eleições, nos dias 2 e 24 de outubro, respectivamente).

A candidata do PPS, Soninha Francine, participará de todos os debates no rádio e na TV.