quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Especial: Renato Russo, 20 anos depois, e o legado do Rock de Brasília no #ProgramaDiferente



Em outubro de 1996 morria Renato Russo, um dos maiores ídolos da história da música brasileira. Vinte anos depois, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, mostra que o líder da Legião Urbana segue vivo no cenário e no imaginário nacional. Novos trabalhos são lançados, como o livro de uma banda inventada nos cadernos de Renato Manfredini Junior, até então um adolescente anônimo entre seus 15 e 16 anos. Assista aqui o especial sobre Renato Russo e o legado do rock de Brasília.

Fãs, amigos e discípulos como Dinho Ouro Preto, líder do Capital Inicial, e Egypcio, vocalista da banda Tihuana e idealizador do projeto Urbana Legion, ambos em entrevistas exclusivas ilustradas por imagens históricas (de vídeos domésticos à participação da Legião Urbana no programa Perdidos na Noite, de Fausto Silva), além do depoimento dos ex-parceiros Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, ajudam a atualizar essa memória em 2016.

Recluso no quarto entre 1975 e 1976, sofrendo de epifisiólise, doença óssea que o obrigou a usar cadeira de rodas, Renato lia muito sobre música e cinema e, a partir das suas anotações, criou uma banda imaginária: futuros astros do rock que se juntaram em Londres na década de 1970 e conviviam com músicos da vida real, como Jeff Beck e Mick Taylor, dos Rolling Stones.

O material foi lançado agora no livro "The 42nd Street Band – Romance de uma banda imaginária" (Companhia das Letras), organizado por Tarso de Melo, que também fala sobre a obra em entrevista exclusiva ao #ProgramaDiferente e num debate na Livraria Cultura, revelando semelhanças quase premonitórias entre a ficção e a história da Legião Urbana, a começar pelo nome do líder da banda imaginária (Eric Russell), inspiração para Renato Manfredini se tornar Renato Russo.

O documentário "Rock Brasília – Era de Ouro", de Vladimir Carvalho, também reverenciado neste especial, é outra obra que registra como a reunião despretensiosa de jovens filhos de funcionários públicos, professores e diplomatas da capital federal se transformou em um dos movimentos mais criativos e efervescentes da cultura brasileira, a partir de bandas como Aborto Elétrico, Plebe Rude, Capital Inicial e principalmente a Legião Urbana. Assista.