sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Com direito à palinha de Suplicy cantando Bob Dylan, o #ProgramaDiferente conhece novatos da Câmara



O #ProgramaDiferente acompanhou o ato solene de boas-vindas promovido pela Câmara Municipal de São Paulo para os 22 novos vereadores eleitos que, nesta quinta-feira, 20 de outubro, puderam conhecer todos os setores do Palácio Anchieta e receberam instruções básicas para iniciar o mandato no dia 1º de janeiro de 2017, quando tomarão posse e também já vão escolher o futuro presidente e a mesa diretora para o início da legislatura. Assista.

Foram ouvidos pela reportagem o anfitrião e atual presidente da Câmara, vereador Antônio Donato (PT), o veterano Gilberto Natalini (PV) e alguns dos mais representativos novos eleitos no dia 2 de outubro: Soninha Francine (PPS), Eduardo Suplicy (PT), Reginaldo Tripoli (PV), Adriana Ramalho (PSDB), Aline Cardoso (PSDB), Daniel Annenberg (PSDB), Fernando Holiday (DEM), Janaina Lima (NOVO) e Sâmia Bomfim (PSOL).

O curioso é que, dos que chegam agora, nem todos podem ser considerados propriamente "novatos": do campeão de votos Suplicy, que já foi inclusive presidente do Legislativo paulistano durante a gestão da prefeita Luiza Erundina, aos dois eleitos do PPS, Claudio Fonseca e Soninha, além do Dr. Milton Ferreira (PTN) e de Alessandro Guedes (PT), são cinco os nomes que já foram vereadores e retornam à Câmara.

Além destes cinco que já exerceram mandato anteriormente, temos outros seis que pegaram carona e herdaram votos dos parentes que também são políticos: Adriana Ramalho é filha do deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB). Aline Cardoso é filha do deputado estadual Celino Cardoso (PSDB). Gilberto Nascimento Jr. é filho do deputado federal Gilberto Nascimento (PSC). Rodrigo Goulart é filho do deputado federal Antonio Goulart (PSD). Rute Costa é irmã da deputada estadual Marta Costa (PSD). E o Tripoli da vez é Reginaldo, que fez toda a campanha na cola dos irmãos Ricardo Tripoli, deputado federal do PSDB, e Roberto Tripoli, deputado estadual do PV, embora os próprios eleitores tenham votado nele pensando estar escolhendo um dos outros irmãos, como revelam os comentários nas redes sociais de ambos.

Oito vereadores podem realmente ser considerados principiantes na Câmara: André Santos (PRB) é bispo da Igreja Universal. Daniel Annenberg (PSDB) presidiu o Detran e o Poupatempo. Fernando Holiday (DEM) é estudante e um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), que organizou as primeiras manifestações pelo impeachment. Janaina Lima (NOVO) é advogada, trabalhou no governo Alckmin e atuou no Movimento Vem Pra Rua. João Jorge (PSDB) também trabalhou no governo Alckmin e é membro da Assembleia de Deus. Rinaldi Digilio (PRB) se apresenta como "líder dos Inconformados, Mensageiro de Deus, prisioneiro da Esperança e coordenador nacional da juventude da Igreja Quadrangular". Sâmia Bomfim (PSOL) é funcionária da USP, oriunda do movimento estudantil e feminista. Zé Turin (PHS) é empresário do ramo de açougues e atua na região de Paraisópolis.