terça-feira, 8 de março de 2016

Orlando Silva defende Lula de "excesso" da Justiça



O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) é um dos políticos que mais entusiasticamente saiu em defesa do ex-presidente Lula, investigado na 24ª fase da Operaçao Lava Jato e levado para depor no aeroporto de Congonhas em condução coercitiva pela Polícia Federal, e também um dos que convoca a militância pró-governo para se manifestar.

O deputado qualifica de "perseguição" e "armação política" as ações da Polícia e da Justiça. Postou selfie com o ex-presidente e destacou que Lula "prestou depoimento e mostrou muita serenidade, muita tranquilidade e repetiu que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos, quantas vezes forem necessárias".

Para Orlando Silva, que de 2006 a 2011 foi ministro do Esporte dos governos Lula e Dilma, há "um espetáculo montado para tentar desgastar politicamente o presidente".

Ele afirma: "Isso é uma violação à democracia, uma violação à regra do jogo. O presidente Lula não precisava passar por esse momento; ele não precisava viver essa armação para tentar constrangê-lo".

O próprio Orlando Silva caiu do Ministério no primeiro ano da gestão da presidente Dilma Roussef após denúncia de participação em um esquema de desvio de dinheiro público do Segundo Tempo, um programa do governo federal destinado a promover o esporte em comunidades.