quinta-feira, 3 de março de 2016

Enquanto Facebook e Youtube te censuram, você se pergunta: "O que é mais chocante no Brasil?"

Postagens críticas nas redes sociais contra Lula, Dilma e os corruPTos do governo petista são vetadas no Facebook e no Youtube. Faz tempo que circulam inúmeras reclamações neste sentido, inclusive com os autores das postagens tendo seus perfis bloqueados. Muita gente conhecida já caiu nessa filtragem ridícula, abusiva e absurda.

Vá lá que são empresas privadas, com as suas políticas internas. Eles devem saber aonde o calo aperta e quão submissos devem ser ao governo federal. Que filtrem excessos, postagens agressivas, acusações levianas e infundadas, é até justificável. Afinal, podem ser responsabilizados judicialmente pelas publicações e blablablá.

Mas qual o limite entre a responsabilidade e a censura? Quer alguns exemplos de fácil compreensão?

O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, vem tendo sucessivas publicações reprovadas ou bloqueadas nessas redes sociais "parceiras" do governo (e ainda tem gente que acusa de "mídia golpista" os outros). Os argumentos? Risíveis.

Veja os exemplos das publicações censuradas:

Marina Silva comenta as denúncias contra Lula no #ProgramaDiferente


Status: Reprovado
Problemas da publicação: Conteúdo de política restrito


Motivo da Reprovação: A Google exige que os anunciantes que promovem conteúdo político estejam em conformidade com as leis aplicáveis e os padrões do setor de qualquer lugar em que os anúncios sejam exibidos, com o "período do silêncio pré-eleitoral" e com qualquer requisito da Google específico para o país.


Supla: 30 anos de carreira, livro e música nova no #ProgramaDiferente

Status: Reprovado
Problemas da publicação: Conteúdo chocante


Motivo da Reprovação: Evitamos ao máximo ofender os usuários com anúncios ou websites inadequados para nossa rede de anúncios. Sendo assim, não permitimos a promoção de conteúdo que possa chocar ou causar repulsa.


Quer outro exemplo de censura por "conteúdo de política restrito"?

O ex-senador Eduardo Suplicy será candidato a vereador para fortalecer o PT e o prefeito Haddad contra candidatura de Marta pelo PMDB

E outro exemplo por "conteúdo chocante"?

Debate "Combate à Homofobia" (na íntegra) #ProgramaDiferente

Então, em resumo é isso: Um programa jornalístico não pode criticar o governo porque fere as restrições do Google e do Facebook; nem pode reportar o novo livro do Supla (talvez porque na capa ele mostre o dedo médio), nem fazer um debate contra a homofobia. Para os gênios do capitalismo global (parceiros do PT), isso tudo é "conteúdo chocante".

Fala sério: o que é mais chocante na sua opinião? Criticar o governo ou roubar? Mostrar o dedo médio, combater a homofobia ou ter o rabo preso com um bando de corruPTo? Procure no Google, mas a resposta pode não estar lá ;-)